?> Como Combinar Tecidos Na Decoração | Imóveis Cultura Mix

Como Combinar Tecidos Na Decoração

Para ter uma decoração de casa dinâmica e mais moderna, bem como mostrando bem o seu estilo, saber usar os tecido na decoração é muito importante. Os tecidos podem tanto destruir como elevar uma boa decoração, por isso as dicas de como usar e ter um bom sendo do uso das cores são essenciais. Observando algumas boas decorações e vendo algumas fotos e seguindo nossas dicas você pode aprender como fazer o bom uso dos tons de tecido em sua decoração.

O grande segredo das cores na decoração é usar padrões de mistura dentro de decoração em diferentes escalas. Por exemplo, utilizar um floral negrito com compostos das mesmas cores em objetos ou intimamente relacionado. Não adianta criar combinações e usar todos os tons os quais deseja em um mesmo espaço, pois criará uma decoração confusa e gritante aos olhos. Na decoração é sempre mais: menos cores, mais estilo e um ambiente limpo e agradável. Moderação é sua palavra chave ao usar as cores para decorar.

Como Combinar Tecidos Na Decoração

Como Combinar Tecidos Na Decoração

Antes De Fazer Compras, Faça Um Teste

Antes de sair às compras de cortinas, estofados e demais tecidos para a sua decoração, verifique a compatibilidade de cores com um teste de combinação na sua casa. Algumas lojas podem te dar uma amostra em estoque papel de tecidos ou elas vão permitir que os clientes levem emprestado para casa os livros com amostras de papel, para que você comparar. Caso não tenha, peça alguns pequenos recortes para comparar.

Caso não tenha segurança sobre a sua cor escolhida, pense sempre em pedir a ajuda de uma amiga. Alguns decoradores podem ir fazer compras com você, e vendedores de peças em lojas podem ter especialização em decoração ou moda, e ambas as graduações podem servir para te ajudar na compra.

Escolhendo Estofados Para Decorar Sua Sala e Os Demais Tecidos Do Ambiente

O estofado é o item principal de sua sala, e sua cor de tecido é tão importante ou até mais que o modelo escolhido. Logo, ele precisa ser bem selecionado e estar em harmonia com os demais itens do espaço. Uma boa pedida é já te escolhido previamente as cores das paredes antes e móveis, deixando sempre o estofado por ultimo. Sua escolha se tornará mais simples assim.

Escolha um estofado que esteja em sintonia com parede e móveis ao mesmo tempo. No geral as paredes são mais escuras e sofás mais claros, mas o inverso também é bem aceito. Tendo paredes claras os tecidos do seu sofá podem ganhar tons diversos como florais, xadrez e cores únicas, desde que sejam em tonalidade mais escura que os demais itens da sala.

Caso opte por estampas florais em seu sofá, escolha desenhos que tenham ao menos uma cor no mesmo tom da parede e móveis. Use o mesmo truque para estampas em xadrez, quadradas, grafismo ou tom único(neste caso combinando com os móveis). Quanto mais cores usar no sofá, menos tons devem estar presentes nos demais objetos.

Escolhendo Estofados Para Decorar Sua Sala e Os Demais Tecidos Do Ambiente

Escolhendo Estofados Para Decorar Sua Sala e Os Demais Tecidos Do Ambiente

E ainda na sala, caso use cortinas, existe um truque que jamais falha: cortinas no mesmo tom do sofá. Elas vão diferenciar das paredes e ganhas destaque na moldura de sua janela, sem prejuízos estéticos. É um truque simples usado pelos principais decoradores para não haver riscos de erro.

Tapetes devem ser em tom mais claro que o sofá, mas ainda combinando com o restante do ambiente. Devem ser mais escuros se seu sofá for mais claro, invertendo a regra caso seja diferente. A mesma regra vale para tapetes de quartos, banheiros e cozinhas. Este artigo deve ganhar destaque no espaço, por isso deve ser mais escuro ou claro. Estampas só são bem vindas se nos demais objetos do ambiente não houver muita informação do gênero. Exemplo: sofá xadrez pede tapete liso e claro. Sofá preto pede tapete claro e pode receber estampas.

Almofadas são uma boa pedida para usar em salas, mas o cuidado com a combinação certa do tecido é extremamente importante. Use a mesma regra do oposto que já ensinamos: sofás coloridos pendem almofadas lisas, e o inverso também é verdade. Se você já tiver tapetes, quadros nas paredes e uma teto colorido, pode ser sua melhor opção dispensar as almofadas.

Cores De Colchas e Demais Tecidos Em Quartos

Se você entendeu como decorar sua sala, vai entender de pronto que os demais artigos de um quarto devem ser combinados de forma antagônica: mais cores em paredes e muitos objetos em paredes, menos cores nas colchas de cama e tapetes de quarto. Em quartos brancos, colchas de cama com estampas sempre são uma ótima pedida porque destacam o olhar para o maior móvel do quarto. Já paredes coloridas pedem colchas lisas, mas que podem apresentar texturas nos tecidos para proporcionar um visual diferenciado em sua decoração.

Tecidos Na Cozinha Devem Combinar Com o Ambiente

Alguns tecidos na sua cozinha serão sempre constantes: panos de prato, toalha para enxugar as mãos e panos para cobrir móveis. Mas antes de comprar cada peça separadamente, saiba que elas precisam combinar entre si. Elas precisam estar em harmonia umas com as outras, já que vão ser vistas juntas.

Uma regra simples é que jamais falha usar a mesma estampa para todos os artigos: pano de prato, mão e rosto com a mesma estampa sempre. Você pode usar estampas divertidas como de frutas, acessórios da culinária ou escolher um bordado ou tom semelhante em todos os objetos a serem usados no espaço. Escolha a mesma cor do armário, caso queira evitar o erro, ou uma totalmente diferente e de destaque, caso queira ousar.

Escolhendo As Peças De Tecidos Usados Em Banheiros

Antes de comprar as peças usadas em seu banheiro (toalha de rosto, banho, roupões e tapetes), decidir que cor você quer que impere no espaço é importante. A cor em um ambiente pequeno como o banheiro é extremamente poderosa. Ela pode invocar diferentes humores. Exemplos disso seriam tecidos escuros, que podem gerar um visual aconchegante mas também impessoal ao espaço. Para dar ao cômodo um visual mais despojado, escolha tecidos coloridos para as peças, para fornecer ao ambiente uma sensação mais divertida.

A cor pode ser escolhida por razões práticas também. Peças mais escuras escondem sujeira, e são mais bacanas para limpar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *