As Velas Reinam nas Festas de Final de Ano

As festas de final de ano cada vez mais têm o poder de transformar fazendo com que os ambientes e os momentos vividos nesse curto espaço de tempo se tornem mágicos.

Para a maioria das religiões a luz tem significados místicos e numa mescla do lado espiritual com a vontade de simplesmente transformar os ambientes tornando-os mais bonitos e aconchegantes para receber familiares e amigos ou para simplesmente estar consigo mesmo foi que os decoradores numa busca sempre renovada encontraram nas velas o suporte que estava faltando.

As Aliadas com Brilho Próprio

As velas hoje podem ser encontradas nos mais diferentes e inimagináveis formatos e cores e cada vez mais está se tornando as grandes aliadas cheias de brilho próprio na decoração dos ambientes.

Velas Diferentes

Se formos dar uma busca no passado veremos ainda que se em outras épocas, as velas ficavam restritas as ocasiões de festas e aos castiçais de mesa, hoje, entretanto elas reinam de forma absoluta.

As Diferentes Formas de Uso

Dependendo de suas formas e tamanhos, as velas podem ser usadas com muita criatividade para enfeitas os mais diversos espaços e nas ocasiões mais variadas. Quando elas são de estilo rústico podem ser usadas em grandes quantidades e espalhadas em cantos das casas.

Decoração com Velas

Como exceções, teremos para os modelos com muitos detalhes como é o caso das velas com aplicações de bambu, madeiras ou outros materiais naturais. Já as velas aromáticas devem ser suaves para não impregnar demais o ambiente.

As Cores

No que se refere às cores o ideal é que as tonalidades sejam adaptadas aos ambientes de acordo com o propósito da ornamentação e neste caso as de tons quentes são ideais para dar a sensação de aconchego e aquecer o ambiente e as de tons frios para refrescar.

Escolha das Cores

Em ambientes em que as paredes são neutras, a mistura de cores pode ser usada para dar efeitos especiais e neste caso essa mistura vai depender da criatividade de cada um.

Capacidade de Transformação

As velas têm a grande capacidade de transformar os ambientes de acordo com a proposta de cada um, ora podem ser protagonistas de um cenário romântico, de cenários convidativos ou mesmo de cenários lúgubres quando são usadas em velórios o que é um costume muito antigo e que se mantém através de gerações.

De acordo com Monique Granja que é arquiteta, não basta usar as velas apenas, é preciso fazer isso de forma que fiquem harmônicas. Uma boa dica para esta época de festas é usar as velas agrupadas podem do ser de diferentes formas, tamanhos e cores podendo ser colocadas a mesa, de preferência no centro em bandeja ou mesmo sobre a toalha.

Também podem ser colocadas em aparador ou mesinhas e se mantidas acesas acrescentam mais charme a sua decoração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>