Veda Calha – Tempo de Secagem

Com a dificuldade financeira muito eminente na população brasileira, muitos que pretendem fazer uma reforma ou então construir procuram sempre conseguir fazer uma economia. No caso de construção saber um pouco mais sobre os materiais e pode ser mais barato e fica com mais personalidade da pessoa que está escolhendo.

A escolha de um piso, de uma telha, acabamento e outros materiais precisam ser feitos com cuidado para que a qualidade seja alta e não cause problemas futuros. Para aprender mais sobre, muitas pessoas recorrem a amigos que possuem conhecimento do assunto, ou então vão na internet saber mais.

Na hora de reformar, algumas pessoas tentam por elas mesmas arrumar maneiras de fazer sem precisar de um especialista. Muitos procuram como usar e dicas com os próprios vendedores nas lojas de construção. Um tipo de reforma muito feita em casa pela própria pessoa é tentar vedar janelas, portas, telhados e calhas utilizando apenas um produto.

Um produto muito comum e bem fácil de ser usado para essas finalidades é o veda calha, com apenas algumas dicas e formas de manusear a pessoas consegue consertar esses problemas sem gastar com um pedreiro ou outro profissional.

Apesar de chamar veda calha não é apenas para utilizado em calhas, é praticamente um adesivo feito a  base de borracha termoplástica, deixando ela com uma resistência muito maior, pois a combinação de solventes orgânicos, de resinas sintéticas e aditivos trazem um aspecto bem parecido com uma massa, bastante comparada com silicone.

Por ter que ficar exposto em condições extremas do tempo, tanto frio, calor ou chuva, a veda calha apresenta uma composição resistente a altas temperaturas e umidades, por isso acaba sendo tão utilizada.

Uma vez aplicada, a resistência do produto faz com que a duração dele seja extremamente grande e assim, os problemas com buracos nas calhas e rufos, ou então alguma passagem nas gretas das janelas e portas acabam rapidamente.

O próprio nome já diz tudo mas além de vedar calhas, ele também consegue emendar e tampar sem que tenha que usar a solda. Outras funcionalidades da massa além da área de construção é na indústria automobilística, conseguindo integrar condutores de ar onde não pode ser usado a solda, em caminhões também é usado em sistemas de ventilação.

Devido a sua resistência consegue juntar peças de metal, fibrocimento e outros materiais com até 60ºC. Isso se tornou muito importante, pois esses materiais apresentam um coeficiente de dilatação muito alto e com isso o calor poderia fazer romper ou ressecar ao se expandir.

O preço varia muito entre lojas, tamanhos e marcas. Mas não chega a passar de cem reais.

Dentre algumas vantagens de utilizar o veda calha, é a praticidade na hora de aplicação, outra coisa é que normalmente vem em embalagens bem fáceis de guardar caso não é usada em sua totalidade.

Apesar da aplicação ser extremamente simples necessita de um aplicador de silicone para aplicar em espaços bem pequenos e estreitos. E essa é outra vantagem ele conseguir preencher esses espaços que são muito encontrados principalmente nos telhados e nas beiradas das janelas. Ele também é impermeável para que vede por completo e caso seja necessário, aceita pintura facilmente se já tiver secado.

Já que pode ser feito por qualquer pessoa, algumas dicas são necessárias para serem seguidas. Sendo elas, manter a superfície limpa de toda impureza, em lugares onde são colocadas graxas para fechaduras por exemplo, essa graxa deve ser retirada também, e qualquer outro produto oleoso, pois produtos desse tipo tiram a capacidade total de vedar do produto.

Tente formar um cordão parecido com o de solda para que a aplicação tenha sido feita com qualidade. A junção das partes deve ser feita com uma alta pressão e precisão antes que a veda calha seque, somente sim elas ficaram bem coladas.

Depois é somente aguardar o processo de secagem, que pode ser acelerado se as peças juntadas sejam pressionadas durante mais tempo. Para peças maiores, que não fica fácil segurar, é interessante usar calços para escorar.

Caso haja uma aplicação errada ou em exceção, a remoção não chega a ser muito difícil se for tirada rapidamente. Nesse estágio inicial um pano úmido consegue retirar, pois ainda não formou uma película. Essa película é formada normalmente em sessenta minutos e secagem total é cerca de 24 horas depois da aplicação.

Com isso, já é possível entender bastante sobre o processo e aplicar em casa com facilidade.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *