Vantagens Em Contratar Uma Empreiteira

Construir ou reformar não é uma tarefa fácil. São inúmeras as duvidas que passa por nossa mente nesse instante: projeto, orçamento, aquisição de materiais, contratação de mão de obra e outras situações.

Uma coisa é certa, é preciso muita atenção para que a sua obra não perca em qualidade e nem você gaste além do que está previsto em seu orçamento, cabendo nos recursos financeiros disponibilizados para fazer a obra.

Contudo, uma das questões que mais preocupam as pessoas que estão fazendo alguma obra (construção ou reforma) é a contratação da mão de obra.

Vantagens Em Contratar Uma Empreiteira

Vantagens Em Contratar Uma Empreiteira

A Contratação Da Mão De Obra Para Uma Construção

Na execução de uma obra, a pessoa interessada possui 02 (duas) possibilidades de realizar a contratação de mão de obra para fazer o serviço desejado, que são:

  1. A contratação de pedreiros autônomos individualmente;
  2. A contratação de uma empreiteira;

As 02 (duas) possibilidades apresentam vantagens e desvantagens que precisam ser analisadas e colocadas na mesa, para ver qual irá se adequar melhor a sua realidade e condições (tempo, finanças e etc.).

A Contratação Da Mão De Obra Para Uma Construção

A Contratação Da Mão De Obra Para Uma Construção

A Contratação De Pedreiros Autônomos – Vantagens e Desvantagens

A contratação de pedreiros autônomos é indicada para as pequenas obras. Não que as grandes obras não possam ser feitas por pedreiros autônomos, no entanto para essa situação será necessário uma equipe maior para executar o trabalho com maior velocidade.

Segue Abaixo Algumas Vantagens De Contratar Pedreiros Autônomos:

  1. Haverá um uso correto da quantidade de material a ser aplicada;
  2. Existe uma maior facilidade para negociar o valor a ser pago e a forma (através de diária ou empreitada);
  3. Certeza da qualidade do material aplicado na obra, pois você adquiriu os mesmos;
  4. Existe a possibilidade de fazer mudanças no projeto feito para a obra;
  5. Existe a possibilidade de interromper a construção e retornar de acordo com as suas condições;

Segue Abaixo Algumas Desvantagens De Contratar Pedreiros Autônomos:

  1. Os prazos para conclusão da obra são imprecisos, por isso é indicado que seja fechado o contrato por empreitada;
  2. Normalmente os prazos não cumpridos;
  3. Existe a necessidade de fiscalizar diretamente o decorrer da obra para que a mesma consiga andar;
  4. A pessoa que contrata a mão de obra precisa adquirir todo o material a ser aplicado na obra;
  5. A pessoa que contrata a mão de obra precisa fazer orçamentos e realizar negociações para obter os melhores preços possíveis para adquirir o material de construção para a obra;
  6. A pessoa responsável pela obra necessita resolver toda a burocracia existente: alvarás, registrar a obra, projeto, contratação de engenheiro e etc.;

Portanto, é nítido que quando a pessoa realiza a contratação de pedreiros autônomos, ela precisará se preocupar e tomar uma série de cuidados com toda a obra, de forma que precisará acompanhar todos os passos para que as obra ande conforme o seu desejo.

http://www.youtube.com/watch?v=9NHVE5rfhLA

A Contratação De Empreiteiras

Para realizar a contratação de uma empresa para construir ou reformar é necessário bastante cuidado.

Antes de mais nada, é importante fazer orçamentos de diversas empresas para realizar a comparação dos valores obtidos e buscar referencias sobre a empresa a ser contratada com pessoas que já contrataram aquela empresa (conheça o histórico da empresa).

Esses dois fatores são primordiais para definir a empresa que será responsável para executar a sua obra.

É importante que você procure conhecer a empreiteira antes de contratar, para evitar dores de cabeça.

Caso você deseje realizar uma busca mais detalhada sobre a empreiteira, você pode solicitar alguns documentos, como por exemplo:

  1. Cópia do contrato social da empreiteira, para verificar se a empresa realmente existe;
  2. Consultas ao PROCON, ao Fórum Cível e ao Juizado Especial, para saber se  existe alguma  reclamação ou ação judicial contra aquela empresa;
  3. Verifique se a empresa está registrada no CREA;

Cuidados Antes De Contratar Uma Empreiteira

Antes de fechar negócio com a empreiteira a ser contratada é importante que você procure tomar alguns cuidados e verifique se algumas informações estão relacionadas na proposta contratual e principalmente no contrato a ser assinado para a execução da obra.

Por isso, verifique se os documentos (proposta de contrato e contrato), contém as seguintes informações:

  1. A proposta de contrato precisa conter todas as especificações referente a obra que será executada;
  2. O contrato precisa ter definido: as condições e a forma de pagamento, o prazo para conclusão da obra e a descrição dos serviços que serão realizados pela empreiteira na execução da obra;
  3. Verifique se a empreiteira possui seguro de vida para os funcionários que executam a obra, de forma que você fique livre de qualquer responsabilidade de acidentes que possam vir a ocorrer;
  4. Declaração de responsabilidade dos encargos trabalhistas por parte da empreiteira, assim o contratante fica isento de problemas na esfera trabalhista;

Existem outros pontos a serem vistos e é fundamental que o contratante seja precavido para evitar problemas e maiores dores de cabeça.

As Vantagens De Contratar Uma Empreiteira

A partir do instante em que você decide contratar uma empreiteira, a pessoa firma um contrato com a empresa, o que acaba sendo uma segurança, no entanto é necessário tomar os cuidados para ser evitado o surgimento de problemas com a empresa contratada.

Contudo, a contratação de uma empreiteira traz inúmeras vantagens para a pessoa que se interessa por tal situação, segue algumas dessas vantagens:

  1. Quando a empreiteira é contratada, ela faz todos os procedimentos necessários para a realização da construção;
  2. O contrato tem determinado o prazo para que a empreiteira conclua a obra, o que permite que você consiga se programar melhor;
  3. A empreiteira é responsável pela execução da parte burocrática (cadastro da obra no CREA, abertura do alvará de construção, a empreiteira responde por toda a parte trabalhista dos empregados e etc.);
  4. A empreiteira é a responsável pela aquisição e pelo o uso do material que será aplicado em toda a obra;
  5. A empreiteira é responsável por tudo que se refere a mão de obra usada para realizar a obra;

De uma maneira resumida, a contratação de uma empreiteira para realizar uma obra é uma maneira da pessoa ficar tranquila, pois ela não terá praticamente nenhuma preocupação, apenas verificar se a empresa está trabalhando conforme o acordado no contrato.

As Desvantagens De Contratar Uma Empreiteira

Apesar das inúmeras vantagens, a contratação de uma empreiteira também apresenta algumas desvantagens, como por exemplo:

  1. O custo da obra fica mais caro, pois a empreiteira costuma cobrar em torno de 20 (vinte) % do valor gasto apenas na construção;
  2. As empreiteiras não facilitam adaptações ou alterações daquilo que está acordado no contrato;

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *