Sala e Cozinha Integradas ou Separadas?

Quando se fala em decoração, vemos que muitas ideias vão surgindo e muitos de nós querem acompanhar a moda. No entanto, a decoração deve ser pensada de forma tranquilo e paciente, pois deve haver um estudo para saber o que ficar melhor e como fica melhor a utilização de alguns móveis e alguns ambientes.

As Escolhas Nossas de Cada Dia

Decorar nada mais é que escolher, tanto que o que mais afirmam é que um decorador tem bom gosto, um designer é dotado de um olhar crítico e bem posicionado e por isso conseguem transformar ambientes inóspitos em ambiente cheios de vida e a cara do dono da casa.

Então para fazer uma boa decoração você só precisa ter um bom gosto? Mas é claro que não, decorar vai muito além de bom gosto, vem atrelado a criatividade, colado a pesquisa e junto de muita paciência para que possam ser solucionados os problemas que se tem em sua casa.

Escolher é bem mais que dizer se o sofá será branco ou preto, se colocará mesa para 4 (quatro) ou para 6 (seis) pessoas. E hoje as nossas necessidades de escolhas vão bem mais além do que saber quantas pessoas podem sentar a uma mesa. Hoje temos que pensar em onde morar, com quem vamos morar, se o bairro é perigoso, se é tranquilo.

Por termos escolhas para fazer, devemos primeiro pensar em como queremos nossa casa, em como será sua dimensão e sua separação.

As Nossas Dimensões dos Lares

Isso não é uma tendência apenas do Brasil, essa nova dimensão das casas e apartamento no país vem seguindo uma linha mundial. Hoje as pessoas saem de casa não mais para apenas constituir uma família, normalmente o que acontece nos dias atuais é que as pessoas saem de casa para alcançar a independência e terem mais liberdade.

No entanto, com a crescente diminuição do tamanho das famílias, as casas também vêm sofrendo essa mesma diminuição. Antigamente, encontrávamos casarões enormes com tantos quartos e tantos filhos que casavam e moravam muitas vezes com suas famílias e assim ninguém saia de casa.

Só que com o passar dos tempos, as famílias foram diminuindo drasticamente, hoje não existem mais famílias com tantos filhos, portanto a necessidade de ter uma casa tão grande também acabou.

Mas acontece que essas novas dimensões deram ainda outra freada na sociedade, o estilo de vida das pessoas buscava que as casas se tornassem mais práticas e próximas aos centros onde fica localizada a maioria dos centros de negócios das cidades.

Salas e Cozinhas: Integradas x Separadas

Com essa diminuição drástica dos tamanhos das casas, ocorreu a diminuição dos ambientes, não é necessário que se tenha salas imensas, onde caibam sofás enormes que possam caber toda a família, também não é mais necessário aquela sala de jantar com uma mesa que cabem 8 pessoas.

Devido a essa mudança, chegou-se a um grande impasse, afinal falta espaço para alguns objetos e móveis, então a saída para muitos foi diminuir. E não foi somente a quantidade ou o tamanho dos móveis, diminuiu-se também o tamanho das cozinhas e da sala.

Com isso, foi preciso achar uma solução, para muitos decoradores, designers e arquitetos de interiores a solução foi incorporar a sala de estar e janta à cozinha, tornando assim um ambiente único. No entanto, essa decisão deve ser pensada juntamente com o dono da casa para saber se ele realmente deseja que esse espaço seja integrado.

Que tal analisar as vantagens e desvantagens da sala e cozinha integradas e separadas? Veja a análise a seguir.

Vantagens da Sala e Cozinha Integradas

  • Ótima para espaços reduzidos;
  • Não necessita de muitos móveis;
  • Torna as refeições mais práticas e em muitos casos mais rápidas também;
  • Possibilita que as visitas interajam com quem está na cozinha.

Desvantagens da Sala e Cozinha Integradas

  • Quem for desastrado ou espaçoso sofre com a falta de espaço;
  • Não permite que você tenha todos os eletrodomésticos que queira ter;
  • Falta privacidade para quem não quiser fazer a refeição com as pessoas na sala;
  • Obrigam a deixar a cozinha sempre arrumada, pessoas desorganizadas podem passar vergonha;
  • Normalmente exige que os móveis e eletrodomésticos combinem entre si;
  • Muitas pessoas tem a sensação de que está tudo muito misturado;
  • O cheiro de gordura se espalha pela casa.

Vantagens da Sala e Cozinha Separadas

  • Ideal para famílias grandes ou pessoas que gostem de espaço;
  • Permitem ter todos os móveis e eletrodomésticos desejados;
  • Pode-se fazer a refeição na cozinha ou na sala de jantar;
  • Privacidade na hora de preparar e fazer uma refeição sozinho;
  • Permite que a cozinha fique uma bagunça enquanto você recebe suas visitas na sala;

Desvantagens da Sala e Cozinha Separadas

  • Para quem mora sozinho ou apenas com uma pessoa, uma cozinha muito grande pode gerar acúmulo de sujeira, pois não é tão utilizada;
  • Em casos de festas, faz com que esteja na cozinha se sinta isolado dos visitantes;
  • Exige um pouco mais de dinheiro para deixar do jeito que se gosta.

Finalizando

Depois de todas essas vantagens e desvantagens se pode fazer uma análise do que é realmente melhor para cada uma das pessoas.

Na realidade, se deve ver a necessidade de cada um. Se você recebe muitas pessoas e não gosta que elas invadam sua cozinha, ou se gosta de cozinhar e ter as pessoas perto olhando e conversando.

Se a família é grande, uma cozinha integrada pode ser um grave problema, pois as pessoas não poderão entrar todas ao mesmo tempo para fazer a refeição e isso pode gerar brigas.

Então antes de escolher se quer a cozinha da moda, verifique as suas necessidades e de sua família. Procure pensar se vai ser bom e se a convivência não será abalada, lembre-se de verificar se a cozinha será pouco ou muito usada isso será de total relevância para a escolha da cozinha certa.

E depois de toda essa exposição de ideias você ainda tem alguma dúvida, procure mais informações em sites e revistas do segmento, eles sempre são recheados de ideias e informações que poderão fazer você se decidir pelo o que é melhor para a sua casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *