Programas de Engenharia Civil

A engenharia civil consiste no estudo de técnicas para construções de casas, apartamentos, edifícios, e outros tipos de obras técnicas necessárias.

Engenheiro

Hoje em dia existem muitas facilidades na engenharia. Uma delas são os programas de computador criados para facilitar as construções e a vida dos engenheiros.

PROGRAMAS DE COMPUTADOR PARA A ENGENHARIA CIVIL

Foram criados muitos softwares para ajudar nas construções e cálculos necessários durante as etapas de engenharia. Alguns deles são:
Armacon 1.2.1- esse programa é utilizado para calcular lajes planas e vigas.

CypeCAD 2009- criado para fazer desenho, cálculo e dimensionamento de estruturas de concreto armado e metálicas.

DIALux- atualmente usado por milhares de profissionais, esse software é gratuito e serve para efetuar cálculos relativos à iluminação em seus vários aspectos técnicos.

Computador

EPANET- calcula redes de águas potável, águas residuais e ramais de transmissão de gás, possibilitando o estudo da propagação de poluentes através da internet.

Google Earth 5 Beta- ele pode explorar qualquer lugar da terra em apenas alguns cliques. É muito útil na engenharia civil pois, com ele é possível medir distâncias entre pontos e também serve para verificar os relevos de uma região.

Home Plan Pro- esse programa foi criado para quem quer construir a casa dos sonhos ou então pôr mais um quarto na construção pronta. Ele oferece ajuda online para resolver todas as suas dúvidas em minutos.

ESTUDO DA ENGENHARIA CIVIL, PARA CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

A engenharia civil está cada vez mais preocupada com a conservação do meio ambiente. Por isso nas faculdades o estudo da engenharia civil aborda vários temas. Alguns deles são:
Geotecnia Ambiental – nesse tema são discutidas e desenvolvidas pesquisas que abordam todos os assuntos relacionados ao impacto na água, no ar e no solo;

Modelo computacional de problemas ambientais – é o desenvolvimento de modelos computacionais que visam representar processos naturais envolvendo meio ambiente e recursos naturais;
Materiais sustentáveis – são feitas pesquisas que visam na substituição de cimento por resíduos agro-industriais para reduzir os gases de efeito estufa e utilização de restos de construções civis como material de construção.
Acústica Ambiental – estuda a propagação de sons em áreas urbanas e em águas rasas, profundas e também a interferência destes sons na fauna marinha;

Facilidades

A construção civil está cada vez mais engajada nas propostas descritas nesse artigo. Construir, planejar e realizar com a ajuda da rede mundial de computadores, a internet, a fazer obras mais preocupadas com o meio ambiente. Por isso os softwares e programas de auxílio à tomada de decisão, juntamente com as pesquisas desenvolvidas, fazem da engenharia civil uma ferramenta a mais na preservação do planeta. Construir imóveis e monumentos sem prejudicar o planeta em que vivemos mostra nossa capacidade de junção de tecnologia e consciência ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>