Programa para Fazer Plantas de Casas

O país vive um dos melhores momentos imobiliários da história com o crescimento do poder aquisitivo dos brasileiros que estão conquistando o primeiro imóvel mais cedo. Cada vez mais pessoas estão conquistando um imóvel para chamar de seu e depois de passar por toda a burocracia dos papéis e do financiamento chega o momento tão esperado de decorar e planejar como serão os cômodos do seu lar.

PROGRAMA PARA FAZER PLANTAS DE CASAS

Quando falamos em decorar os cômodos não estamos falando sobre distribuir enfeites e sim em posicionar os móveis de uma maneira satisfatória pelo mesmo. Uma forma mais prática de fazer isso é contar com a ajuda de alguns programas para fazer plantas de casas. Tem ótimas opções de programas gratuitos para projetar essas plantas, confira a seguir.

Programas Para Instalar

Os programas que são instalados passam uma sensação de que são mais seguros e confiáveis em relação aos aplicativos de uso online. Pensando nisso selecionamos 4 alternativas de software para ter no seu computador e fazer o seu planejamento imobiliário.

Imagem de Amostra do You Tube

Sweet Home 3D

A primeira coisa que deve ficar clara é que esses programas não foram pensados somente para quem deseja construir ou reformar um imóvel, mas também para quem deseja fazer uma distribuição mais assertiva dos seus móveis, por exemplo. O software Sweet Home 3D é uma boa opção para quem deseja realizar esse procedimento.

Nesse programa o usuário encontra um catálogo básico com opções de móveis que são separados por cômodos. Trata-se de um programa sem muita personalização, o que é bom para quem é mais objetivo. Outro fator interessante é que esse programa exibe uma versão da planta em 3D ao mesmo tempo em que você monta a sua planta em 2D.

O Sweet Home 3D origina fotos e vídeos em 3D dos seus cômodos e a visualização é renderizada quase que imediatamente. O software é livre e tem versão em português, pode ser usado comercialmente.

MyVirtualHome

O programa MyVirtualHome é bom para quem quer algo mais fácil de usar, ele usa modelos prontos de ambientes que tem decoração padrão. Contudo, é possível com facilidade personalizar as paredes e os móveis. Além disso, o software tem uma grande variedade de opções de objetos para serem usados na decoração.

Com o MyVirtualHome não é possível fazer fotos dos ambientes e nem mesmo gravar vídeos. Mas, é bem fácil trabalhar com a sua interface e todas as plantas criadas nele são feitas diretamente em 3D uma vez que ele não trabalha com versões com menos detalhes.

pCon Planner

O programa pCon Planner é um dos mais profissionais e dessa forma um dos mais complicados para aprender a usar. A dica é que esse programa seja usado por pessoas que já tem algum conhecimento sobre modelagem em 3D bem como de planejamento de plantas. As ferramentas são mais complexas e podem se tornar um pouco confusas para um usuário leigo.

Esse software oferece opções de objetos de decoração e construção mais simples, contudo, o programa tem um navegador interno em que é possível fazer o download de modelos prontos de cômodos ou objetos para usar na sua planta. A tela desse programa é dividida em quatro áreas que são: a visualização área da planta, visão de suas latyerais e em perspectiva 3D.

IKEA Home Planner

Outra opção de programa mais avançado para fazer o planejamento de plantas é o IKEA Home Planner. Trata-se de um programa que é mais indicado para profissionais ou para quem deseja usar cálculo de medidas para fazer a verificação dos espaços. Visualizar a planta é muito fácil até mesmo na versão em 3D.

Um dos diferenciais do IKEA Home Planner é que ele tem um bom nível de alteração de objetos. Quem desejar, por exemplo, pode trocar a maçaneta de um imóvel. Esse programa possui quatro abas que são: planta, planta com exibição de objetos, visualização em 3D e ainda o cálculo do valor de todos os móveis e dos objetos da decoração.

Programas Que Rodam Diretamente no Navegador

Um dos pontos que tornam os programas que rodam diretamente no navegador mais interessantes é o fato de que eles podem ser abertos em qualquer computador que esteja ligado a internet sendo necessário somente inserir o login e a senha. Em geral esses programas também são mais fáceis de usar.

Roomle

Mesmo com um estilo mais profissional esse programa é mais fácil de usar, no entanto, não oferece muitas opções de variações de objetos. Por exemplo, o sofá só tem um modelo, isso não é ruim para quem deseja apenas fazer demarcação do espaço. O programa possui integração com as redes sociais e possui versão em português.

É possível salvar as plantas no programa e abri-las novamente em qualquer PC que tenha conexão com a internet. Esse programa possui duas versões de visualização em 3D sendo uma mais simples e a outra mais avançada.

Floorplanner

Um dos pontos que conquista os usuários do Floorplanner é o fato de que o programa possui uma grande variedade de móveis e objetos para adicionar a planta. Nesse programa é possível encontrar ainda uma extensa galeria de plantas dos usuários. Esse aplicativo é simples e pode ser encontrado numa versão paga ou gratuita.

Na versão gratuita o usuário tem apenas a possibilidade de criar uma planta e tem a exibição de publicidade e conta ainda com funções limitadas. A visualização em 3D é um pouco lenta para carregar, no entanto possui uma boa qualidade estética.

Autodesk Homestyler

A Autodesk que é a responsável por programas como o 3D Studio Max e o AutoCad tem o seu próprio programa criador de plantas que roda na internet e ele é gratuito. O Autodesk Homestyler é uma das opções mais completas para fazer o planejamento de uma casa.

Um programa que é muito fácil de usar e que possui excelentes ferramentas de trabalho. É possível começar o projeto do início ou mesmo carregar um dos designs da galeria. Também possui opções de decoração para deixar o ambiente mais completo além de ter integração com as redes sociais. 

Posts Relacionados

Aproveite para conferir maiores informações sobre plantas de casas duplex, que são aquelas que possuem dois andares, e também planta de loft duplex, um tipo de construção que anda bastante em alta. Veja dicas de como desenhar plantas de casas e saiba mais sobre o trabalho de um engenheiro civil.

Um comentário

  1. gostari de aprender fazer modelos de casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>