Pias de Mármore

As Pias

As pias são aquelas plataformas que possuem uma cuba com o formato côncavo e uma ou duas torneiras, sendo que nesse segundo caso, uma torneira é utilizada para a saída de água quente e outra para a saída de água fria. Na cuba também se encontra um ralo, que faz com que haja um escoamento adequado da água. Essa plataforma é utilizada principalmente nos cômodos como banheiros e cozinhas, sendo itens essenciais dos mesmos.

As pias da cozinha podem ser dos mais diversos materiais, sendo os principais de alumínio, cerâmica, porcelana, pedra, granito ou mármore – sendo o último material o foco desse artigo. – Além de poderem contar com duas torneiras, como já foi citado acima, elas também podem vir duplicadas de modo completo (tanto as torneiras, quanto as cubas), sendo essas bastante utilizadas em cozinhas profissionais, e elas são utilizadas de um lado para fazer a lavagem da louça propriamente dita, e no outro lado é realizado o enxague e também é escorrido a água que fica em excesso.

Já as pias que se encontram no banheiro, também chamadas de lavatório em algumas regiões do Brasil e até mesmo em Portugal, servem basicamente para se lavar as mãos ou ainda as partes mais superiores do corpo, como a cabeça, etc. Principalmente os decoradores e arquitetos são os que preferem chamar esse tipo de pia de lavatório, afirmando que essa é uma nomenclatura mais leve.

Com o passar dos anos a pia e seus usos foram sendo remodelados, passando pelos mais diversos formatos e tamanhos. Como foi dito, seu uso é basicamente para lavagem de mãos e de utensílios e todo esse processo pode acontecer de duas principais maneiras: No mecanismo de lavagem de mãos, primeiramente acontece o derramamento de água nas mãos – que pode já estar ensaboada – e assim a água cai para o fundo da pia, sendo escorrido na maioria das vezes. Já no mecanismo de lavagem de objetos, a água também é despejada pelo objeto, que também já pode estar com um produto adequado, e assim, a medida que a água passa pelo utensílio, a limpeza é realizada.

Um dos principais problemas que acontecem no uso das pias é quando o ralo da mesma fica entupido. Esse inconveniente faz com que a água se acumule na cuba da pia, e tornando a utilização da mesma inviável. Existem inúmeras maneiras de se desentupir uma pia, e a maioria utiliza algum material para auxiliar nesse processo, como soda cáustica, coca cola, arames, garrafas pet, bicarbonato de sódio, mangueiras longas, entre outros.

Mármore

O mármore é uma rocha metamórfica, ou seja, resultado da transformação de uma rocha origina, que nesse caso é o calcário, em um protólito. No caso do mármore, essa transformação acontece quando a rocha originária é exposta a temperaturas elevadas e a pressão que varia entre baixa e moderada. É por esse motivo que as principais e maiores jazidas dessa rocha se encontram nas regiões de rocha mãe calcária e que aconteceram atividades vulcânicas.

Essa rocha é muito utilizada atualmente na área de construção civil, tendo a exploração com foco principal nesse uso. Na área comercial, podem ser classificados como mármore todas as rochas carbonáticas (que tem como composição primária os carbonatos) e que podem receber o polimento tranquilamente. Já a composição mineralógica do mármore varia conforme a composição química do sedimento, e também de seu grau metamórfico. Assim é possível entender que existe uma grande variedade de texturas e cores , fazendo com que o mármore seja muito versátil e rentável na indústria que lida com rochas ornamentais.

No Brasil, as jazidas com maior concentração de mármore se encontram no estado do Espírito Santo, sudeste do país. Já em Portugal, a exploração acontece majoritariamente ao redor da chamada Zona de Estremoz, Borba e Vila Viçosa.

Como Escolher a Pia Ideal Para a Cozinha

Para determinar qual a pia mais interessante para a cozinha de uma residência, é importante falar antes de mais nada, sobre os materiais que são possíveis serem encontrados nesses itens. Também é necessário pensar qual a rotina das pessoas da casa que irão utilizar aquela pia, e assim ver se as características da pia se alinham com as necessidades dos moradores.

– Pia de Granito:

Pia de Granito

Pia de Granito

As pias feitas desse material tem como principais características o fato de serem bastante duradoras e resistentes. Além disso, elas geralmente não acumulam muita sujeira e oferecem uma manutenção bem fácil. As pias de granito podem ser encontradas tanto com a pedra polida, quando em seu estado rústico.

– Pia de Inox:

Pia de Inox

Pia de Inox

Esse tipo de pia é bem resistente à manchas, corrosões e choques, porém, elas ficam com um aspecto arranhado com facilidade. Ela é considerada bem higiênica e combina com os mais diversos estilos de cozinha e suas decorações. Elas podem perder seu brilho com o tempo, por isso o mais indicado é utilizar produtos específicos em sua limpeza.

– Pia de Resina:

Pia de Resina

Pia de Resina

Esse é um estilo de pia bastante moderno e podem salvar até os ambientes que possuem a cara antiga. A desvantagem é que elas não são muito resistentes, porém, podem ser consertadas com facilidade, caso aconteça algum dano.

Pias de Mármore

As características das pias de granito e de mármore podem ser bastante parecidas, mas ainda assim elas apresentam diferenças significativas, principalmente no que diz respeito a durabilidade do balcão, já que ele é manuseado muito frequentemente. É necessário ter em mente que beleza e estética sem funcionalidade não serve para nada, então essa premissa deve guiar todo o processo de escolha.

As características do granito já foram apresentadas acima, então agora será falado sobre o mármore, que é um mineral menos duro que o granito e por isso ele pode se deformr com mais facilidade. Além disso, quando fica em contato com ácidos, como é o caso do limão, do vinagre e da laranja, por exemplo, ele pode ficar manchado, bem como absorve com facilidade a gordura.

Assim sendo, é mais indicado o uso de granito na pia, deixando o mármore para detalhes decorativos, como em peças isoladas, esculturas, molduras, entre outras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adorei

    ana 9 de agosto de 2010 20:03

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *