Material de Construção para Sua Casa

O sonho de construir ou reformar a casa faz parte da vida de muitos brasileiros, contudo, se não houver cuidado na compra do material de construção, esse processo pode se tornar um pesadelo. Para te ajudar a passar por essa fase com tranquilidade listamos dicas de como escolher os melhores itens.

Material de Construção para Sua Casa

Material de Construção para Sua Casa

Dicas de Como Escolher o Material de Construção para Sua Casa

Pesquisa de Preços

Os itens de material de construção pesam no orçamento da obra e para garantir a melhor relação custo/benefício é essencial fazer uma boa pesquisa de preços em diferentes lojas. Peça orçamentos nas lojas e verifique quais são as condições de pagamento oferecidas por cada uma. Negocie possível desconto para pagamento realizado a vista, o pagamento do valor do frete. Se ao chegar a uma loja você se deparar com itens como azulejos, pisos, louças sanitárias entre outros itens com preços muito atrativos verifique se o motivo não é o produto em questão estar fora de linha. A lógica desse mercado é essa, se um item não será mais comercializado tem seu preço reduzido. O risco nesse caso é precisar repor peças quebradas ou mesmo comprar mais no decorrer da construção e não encontrar opções.

Pontas de Estoque

Comprar material de construção em pontas de estoque pode significar economia significativa. Mas, antes de se empolgar lembre-se de verificar a qualidade dos itens que estão sendo adquiridos se não apresentam nenhum tipo de avaria, se a embalagem está integra, dentro da validade e assim por diante.

Pergunte na loja se a quantidade que você irá comprar de um item é do mesmo lote. Produtos de lotes diferentes podem apresentar variações de cor, estilo entre outros que podem prejudicar a unidade da sua obra. A regra é simples, sempre que houver economia envolvida é necessário ter atenção para que o barato não saia caro.

Verifique o Material de Construção na Entrega

O momento da entrega do material de construção é um dos mais delicados da obra, é essencial verificar se está certo em relação as marcas que você comprou, quantidades etc. Essa verificação deve ser feita no momento da entrega, pois se houver algo errado o consumidor não deve assinar o recebimento.

O procedimento é anotar no verso da nota tudo o que está irregular na entrega para que seja resolvido e somente então seja assinado o recebimento. No caso do dono da obra não poder estar presente é importante deixar um dos envolvidos no trabalho da obra no local com essa orientação.

Cuidado com o Cimento e a Areia

Esses dois itens não devem ser comprados com grande antecedência porque podem acabar ficando empedrados com o passar do tempo. Em relação aos sacos de cimento é essencial conferir a data de validade. A areia pode ir sendo adquirida conforme a obra avança sem que precise ficar muito tempo armazenada.

Medidas de Tijolos e Blocos

Você sabia que tijolos e blocos têm medidas pré-definidas? Antes de fechar a compra desse material confira essas medidas. A altura oficial é 19 cm, a largura pode ter uma dessas três medidas: 9 cm, 14 cm ou 19 cm. O comprimento dessas peças é 19 cm ou 39 cm.

Atenção Especial aos Dispositivos Elétricos

Na lista de itens do material de construção que exigem mais cuidado na compra estão os dispositivos elétricos como disjuntores, fusíveis, interruptores, fios e cabos. Os produtos em questão devem conter a marca do fabricante e a indicação de qual é a sua tensão (110 V ou 220 V).

Observe com atenção a área condutora de eletricidade que deverá ser de cobre, jamais de material terroso. Para quem não sabe como fazer essa verificação visualmente a dica é estar com ímã para verificar se há ferro. Lembrando que ilhotes, rebites, parafusos e molas podem ser de materiais magnéticos.

Especificações de Material Hidráulico

Solicite o parecer de um profissional para fazer a compra dos itens hidráulicos da obra para evitar surpresas desagradáveis no futuro. O profissional indicará qual é o tipo de material mais indicado para a sua obra assim como a espessura das conexões que deve ser a mesma das tubulações, o encaixe precisa ser perfeito.

Outra questão é relativa a forma como esses materiais são vendidos, embora algumas lojas informem o preço da metragem comercializam somente barras inteiras de 3 ou 5 metros.

Tintas

Além das verificações convencionais como data de validade é fundamental que você observe qual é o tipo de tinta indicado para cada superfície que irá ser colorida. Lembre-se de anotar o código de cada cor que você adquirir, pois imprevistos acontecem e pode ser necessário comprar mais tinta no decorrer da obra.

Contrate um Profissional

Para que a sua obra seja bem-sucedida, incluindo a etapa de compra de material de construção, contrate um profissional de engenharia e/ou arquitetura. Obras que não atendem as especificações técnicas representam um grande risco para o dono da casa e para quem mora no entorno. Não economize com a sua segurança.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *