Dicas Para Reforçar o Telhado

O telhado em casa pode gerar uma tremenda dor de cabeça, para evitar o probleminha somente tomando algumas medidas de precaução, como por exemplo, usando técnicas para reforçá-lo. Entre os materiais que podem salvar o seu telhado de infiltração, goteiras e barulhos está o fio de cobre a a telha de aço. Basta uma pequena adaptação e o material certo e mesmo com aquela chuva, o seu telhado não lhe deixará na mão.

Porém, muito cuidado se a telha for de um material diferente. Neste caso, é bem provável que somente determinados materiais possam garantir que o telhado dure por mais tempo e não dê nenhum problema inesperado.

As chuvas de granizo, os ventos fortes e até mesmo os gatos são só alguns exemplos de fatores que podem acabar danificando o seu telhado. E claro, uma vez danificado, o prejuízo é certo, gerando infiltrações, barulho e em dias de chuva, as goteiras pela casa. Por isso, como diz o ditado “melhor prevenir do que remediar”. Aprenda então, como evitar o problema e as surpresas desagradáveis garantindo o bom estado do seu telhado, isto é, fazendo um reforço.

O que Pensar na Hora de Reforçar o Telhado

  • Você deve ter em mente como primeira coisa na hora de reforçar o telhado da sua casa, qual é o tipo de telhado que foi usado.  A importância explicamos com um exemplo, no caso, se estivermos falando de telhas de barro. Neste caso, os fios de cobre servem para fazer o reforço. E uma dica, fique de olho nos pedaços da terra de barro que são frágeis e podem acabar ou desalinhando ou caindo no quintal. Por isso quanto antes elas forem reforçadas melhor.
  • No caso de quem está em busca de telhas com maior resistência é melhor pensar antes de colocar e fique sabendo que as mais resistentes são aquelas feitas em aço. Os parafusos que são usados para sustentar esse tipo de telha faz com que elas não sejam afetadas pelo vento. Outra vantagem é que o vai e vem dos animais e a água da chuva não conseguem fazer danos a esse tipo de telha com facilidade. Porém, é um material bem barulhento, no caso de uma chuva forte, por exemplo, o contato da água com a telhada fará um grande barulho. Se a chuva for de granizo então, o barulho é dobrado. Para se antecipar ao problema o ideal é usar uma termo acústica. Na prática significa usar uma camada de isopor entre cada duas chapas da telha. Mas, lembre-se que essa medida fará com que você gaste mais na hora da instalação. Especialistas falam em um aumento de 3 vezes o valor.
  • Se a de barro te dará mais trabalho para reforçar e a de aço dará problema de barulho inconveniente, a terceira opção pode ser a melhor, estamos falando de fibrocimento ondulado. Mas, esse material precisa ser reforçado periodicamente. Basta verificar e apertar os parafusos que estiverem mais ou menos.

Veja Instruções de Como Instalar Telhado

  • Primeiro passo é a instalação de um guincho hidráulico que deve ser feita seguindo as normas da empresa que você alugou. Pode ser que seja necessário chamar um profissional para fazer essa parte.
  • Depois é só colocar o braço e antes de prosseguir verificar se os pinos ficaram no lugar.
  • Onde os cabos deverão ser encaixados, parafuse cada um dos esteios, mas no telhado diretamente.
  • Em seguida, os cabos devem ser presos para que seja possível içar os esteios. Faça isso nos quatro lados do telhado.
  • Os pregos e parafusos do telhado e da parede deverão ser retirados depois que você cortar as articulações e as vigas.
  • Com a ajuda do guincho, erga o telhado. Faça subir o guincho hidráulico e as vigas de suporte devem ser escoradas.
  • O telhado deverá ser suspenso de acordo com as paredes que estão sendo levantadas até chegar na altura final.

Dicas Para Reforçar o Telhado Usando Cola

Chuva e vento forte é igual a problemas com o telhado. Dependendo da potência do vento ele consegue não só mexer, mas como arrancar por completo as telhas de uma casa. E isso termina com muita água no interior da sua casa.

Vários fatore podem facilitar esse estrago, como a forma que as telhas foram fixadas, o tempo de vida delas e o número de camadas que foram colocadas. Esses fatores irão interferir diretamente no tempo que irá durá o seu telhado.

Para evitar que o telhado sofra com esses problemas, um bom jeito de prevenção é o uso de cola nas telhas que se soltaram.  Mas, lembre-se que não se trata de uma solução definitiva e sim, de uma solução provisória, isto é, até que você possa trocar as telhas.

Para reforçar o seu telhado usando cola serão necessários poucos objetos, são eles: espátula, escada, pistola de calafetagem e cola própria para usar no telhado.

Passo a Passo:

1- Você deverá subir a escada até chegar no telhado. Use uma escada segura e nunca a coloque afastada da parede. Quanto mais reto o corpo ficar sobre ela melhor.

2- Verifique quais as telhas estão danificadas ou se existem também telhas soltas.

3- Só depois de ter identificado as telhas você deve começar o trabalho. Use a espátula para lhe ajudar na hora de levantar ligeiramente as telhas que estão danificadas ou soltas.

4- Com a ajuda da pistola você deverá colocar a cola na parte de baixo de cada uma telha danificada.

5- Uma vez colocada, aperte a telha sobre a cola com bastante força. Pressione por alguns segundos e pronto.

Não é simples, mas também nem impossível de reforçar o telhado para evitar problemas maiores, como por exemplo, a goteira dentro de casa. Mas, se para você qualquer uma das dicas que foram dadas aqui não são tão simples assim, dá para fazer um “remendo” pelo menos para sobreviver aquela noite sem água pela casa.

Se você viu que a sua telha está danificada e não tem como reforçar e nem muito menos consertá-la, a nossa dica é pegar uma lona preta ou plástico e jogar por cima do telhado. Se ela estiver inteira, sem furos, pelo menos por uma noite você estará livre de goteiras dentro de casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *