Dicas Para Instalações Hidráulicas

A hidráulica é uma das partes mais importantes de uma construção, por isso ela precisa não apenas ser bem avaliada como também ser feita, com um serviço de qualidade para dar certo. O importante é ter um bom projeto, como também saber o que avaliar na hora de levar em consideração a instalação ou mudança na sua casa.

Instalações hidráulicas correspondem ao fluxo de água e esgoto de uma casa. Elas estão presentes em qualquer local que tenha água, tanto levando o líquido para a sua casa como descartando o usado, levando o esgoto, junto com os dejetos do banheiro. É uma das partes mais caras da construção de um imóvel na planta e merece algumas dicas para quem estará modificando ou construindo em breve.

Compre Bons Materiais

O barato pode sair muito caro. O custo de uma mudança ou construção de estrutura hidráulica é um dos mais altos de uma casa, pois corresponde a todo o sistema de fluxo de água e esgoto. Para fazer economia, muita gente compra material hidráulico de valor mediano há baixo achando que seu orçamento vai cair e vai valer a pena, mas não vai mesmo.

A vida útil de um cano, por exemplo, pode ser de mais de 50 anos, mas pode ser reduzida a menos de 5 anos com o uso de material barato. Tudo bem, sua encanação não fica exposta, mas não quer dizer que ela não se desgaste. Algumas não aguentam a retenção de líquidos por muito tempo causadas por um entupimento e rompem com facilidade, mesmo sendo canos largos. Outras criam rachaduras até mesmo no uso do dia a dia.

O melhor é buscar produtos já conhecidos no mercado e com garantia e longa vida útil. Se seu encanador não souber de marcas para indicar, faça uma pesquisa com empreiteiros e fabricantes e vá sempre por marcas conhecidas e saldos positivos (pois há também marcas com fama de serem ruins já).

Canos Mais Largos de Esgoto são Sempre Melhor

A diferença de circunferência de um cano de esgoto de 100 mm para 150 mm pode gerar uma diferença no orçamento de R$ 100 ou mais, dependendo do porte da obra. A maior parte das pessoas pensa nesta economia, mas não pensa no futuro. Um cano de 100 mm realmente é bem largo, mas eventualidades podem fazer ele entupir, em especial em apartamentos quando se está no térreo há andares acima compartilhando a mesma rede de esgoto.

Mesmo sendo mais caro, quanto maior for o cano, maior e melhor será o fluxo de esgoto, menos são as chances de substituir. Esta é uma boa dica se você planeja casas com mais de dois andares ou está no térreo de um bloco de apartamentos, compartilhando esgoto com diversos cômodos.

Jamais Passe Canos por Baixo de Vigas e Colunas

Em qualquer projeto hidráulico, avalie por onde vão passar suas encanações e por baixo de que quando a casa estiver sendo construída. Trocas e aberturas de piso ficam muito mais complicados quando é preciso descobrir um cano por baixo da base de uma casa. Você pode danificar a estrutura de um imóvel inteira apenas tendo a necessidade de trocar um cano.

O melhor sempre é optar por locais que não mexam na estrutura e seja mais simples mover ou mudar um cano. Imagine tendo que quebrar embaixo de uma coluna. As batidas e o buraco aberto para cavar um cano podem danificar toda a estrutura acima da casa.

Busque Sempre um Profissional

E jamais um “já fiz isso lá em casa e cobro barato”. Com encanamento, construção e eletricidade, o barato pode sair muito caro. Seu amigo encanador pode entender o básico. Mas se não estudou para isso, pode pedir materiais de mais, errar na instalação e problemas podem surgir. Nos primeiros meses de uso tudo pode dar certo, mas as coisas podem desandar com o passar dos meses, mudanças e caus, bem como gastos desnecessários.

Busque profissionais devidamente qualificados e, mesmo os com certificado, busque referências. Nem todo mundo que sai de um curso técnico sai apto para construir ou reformar.

Avalie Cada Etapa do seu Encanamento de Acordo com seu Uso

Você pode gastar mais tempo projetando antes de começar a obra, mas é muito mais fácil assim. Imagine precisar de uma torneira na garagem e, depois de tudo pronto, descobrir isso. Furar uma parede, modificar caminhos hidráulicos apenas para criar uma torneira é muito mais complicado que criar uma torneira quando tudo está na planta, sem revestimento e sem paredes erguidas. Avalie isso com cuidado antes de qualquer coisa.

Uma boa pedida é chamar um empreiteiro para criar uma planta de sua casa, tanto com disposição de cômodos como na parte hidráulica. Um papel em cima da mesa te dá uma ideia melhor de suas necessidades de torneiras, chuveiros, ralos estras, saída de esgoto de acordo com a quantidade de pessoas e seu uso no dia a dia. Surpresas com tudo pronto sempre é mais gasto.

Cuidado com as Medições

Se você está com um orçamento em mãos, avalie mais uma vez antes de fazer a compra. Um cano maior pode ser cortado e um cano menor pode ser complementado, mas significa mais gastos e mais correria para armazéns. Se o material acabou, então, mais problema a vista e a obra fica parada. E a maior parte dos encanadores recebe por semana e cobra a mais por dias extras de trabalho.

Faça as medições juntos com seu encanador e seu empreiteiro e confirme as medidas para não ter erros. Se for parcelar o material da obra, mais um motivo para não deixar faltar ou dobrar demais, gerando gastos desnecessários.

Acompanhe a Obra

Por diversos motivos. Acompanhando você terá uma melhor noção de suas necessidades, poderá consertar erros de instalação de acordo com seu uso e poderá saber onde fica cada cano, cada entrada, e pode ajudar outro encanador a identificar sua estrutura em caso de problemas futuros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Copiar o texto sem citar e9 fonte e9 o mesmo que roubar. Evite isso, ou seu disetno pode ser mf3rbido. Enviado por Bender Arquivado em Comente1rios, Internet, Blogs Posts similares no Bender Blog: Vedrus: Agora foi Danielle Winits, veja video!

    Jeniffer 26 de abril de 2014 8:10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *