Como Fazer Massa Para Assentar Vidros?

Nos dias de hoje, ao se construir ou reformar casas, muitas vezes se opta pela a implementação de janelas e/ou portas de vidro. Elas além de protegerem o local, também proporcionam a garantia de uma boa iluminação do ambiente, e também influenciam e contribuem na iluminação.

Para se fazer boas escolhas, é importante tomar cuidado com alguns pontos, como medida e a própria escolha do vidro. Algumas dicas serão apresentadas abaixo.

– Medidas:

É o fator inicial a ser analisado para se começar a escolher o vidro, já que é necessário que o vidro tenha dimensões compatíveis com as da janela. Em algumas lojas especializadas, o vidro pode ser cortado na medida exata, mas esse serviço pode custar mais caro.

– Quantidade de luz e privacidade:

Esses também são pontos que devem ser muito bem pensados para se definir a janela, já que o tamanho da mesma determinará a visão que se terá interna e externamente do ambiente. Quanto maior a janela, mais bem aproveitada a luminosidade, porém menor a privacidade do local.

– Vidro translúcido:

Esse tipo de vidro é uma boa opção para quem deseja privacidade, mas ainda aproveitar a luminosidade do dia. O vidro jateado também é uma  opção nesse caso, pois ele inibe a visão por ter cor. Além dessas, o vidro canelado também pode ser uma escolha, oferecendo boa luminosidade e ainda assim, privacidade.

– Vidros mais estilosos:

Os vidros martelados são ótimos para quem gosta de coisas mais diferenciadas, já que ele possui um estilo vintage e translucidez disforme, como se assemelhasse a textura de uma concha.

Vidros coloridos também são bastante utilizados por pessoas que querem dar um toque de mais personalidade ao ambiente. As cores encontradas são bastante variadas, e podem atender o gosto de várias pessoas.

– Vidros escuros:

Esse tipo de vidro é bastante utilizado e indicado para ambientes corporativos e comerciais, já que eles oferecem mais privacidade e ainda protegem de luzes mais fortes, que não são tão proveitosas nesse local.

– Limpeza:

Um fator que também é muito importante de ser analisado é a limpeza. Os vidros – principalmente grandes – demandam muitos cuidados na limpeza, que deve ser frequente.

Aplicação dos Vidros

Após ter se decidido entre o tipo de vidro a ser colocado¸ tem-se a parte da aplicação dos mesmos. A sua aplicação não precisa de ferramentas muito complicadas e difíceis de encontrar. Em geral, é necessário massa de silicone ou massa de vidraceiro, luvas e óculos de proteção, fita adesiva e lixa.

Para a aplicação propriamente dita, deve-se colocar as luvas, e colar a fita adesiva como um “x” no meio. Isso serve para caso o vidro quebre, evitar machucados sérios. Em seguida deve se pegar a massa de vidraceiro, e modelá-la com as mãos deixando-a bem maleável. Quando ela já estiver bastante flexível, deve-se colocar uma camada em forma de cilindro alongado no local em que será aplicado, apertando bastante. Dessa forma, o vidro não terá contato com o alumínio ou com a madeira, evitando quebras.

Depois disso já se pode instalar o vidro,  encaixando-o de forma a massa se espalhar, e em seguida deve-se retirar o excesso da massa no vidro, e se necessário, deve-se também colocar mais massa na parte de fora da janela, até que forme mais uma camada. A limpeza deve ser feita com pano seco.

Como Fazer Massa para Vidros?

Para quem deseja alternativas para a massa de vidraceiro, existem possibilidades de fazê-la em casa. Há uma maneira de se fazer misturando gesso seco com óleo de linhaça, até atingir a consistência desejada e ideal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *