Como Construir Uma Área Gourmet

O espaço gourmet ou a área gourmet caiu no gosto do brasileiro e projetos dos ambientes viraram os queridinhos dos arquitetos. Mas, como nem sempre dá para contar com a ajuda de um profissional para montar o espaço em casa, só mesmo arregaçando as mangas. Por isso, com certeza, as dicas a seguir ajudarão na tarefa de como construir uma área gourmet em casa. Veja!

A tendência que parece que nasceu com os novos empreendimentos acabou se tornando espaço “fundamental” para muitas famílias. É um ambiente para dividir com os amigos e com os familiares  e para isso é necessário que reúna praticidade e conforto.

A área gourmet é usada não só para momentos de lazer, mas para curtir uma boa refeição e neste caso, é necessário que além da beleza da decoração seja priorizada a  funcionalidade do espaço.

O Que não Pode Faltar em uma Área Gourmet?

Se para a sala de estar o sofá é fundamental, para área gourmet uma mesa para almoçar ou jantar é necessária. O espaço pode ser idealizado em um terraço ou varanda e acima de tudo deverá atender as necessidades da família. Porém, o que deve ser considerado acima de tudo é o tamanho do espaço que está disponível para o projeto.

O ideal é que na área gourmet seja possível comer, mas também cozinhar e nem sempre será possível realizar a segunda “tarefa” por conta do espaço. Neste caso, o ambiente deve ser uma “continuidade” da cozinha, isto é, que os pratos possam ser “concluídos” nele.

Algumas Dicas de Projetos Para Área Gourmet

  • Sem dúvidas, os móveis de madeira são os preferidos dos arquitetos na hora de montar o projeto da área gourmet. Mas, vale ressaltar, que não dá para colocar qualquer madeira se estamos falando de um lugar que sofrerá com as alterações do tempo. O ideal é que a varanda seja fechada com vidro e tenha cortinas.
  • As plantas também não podem faltar. Dê para elas um cantinho. Pode ser uma planta grande, três médias ou até mesmo uma horta vertical em uma das paredes. O importante é que a sua área gourmet tenha verde.
  • Na falta do espaço, coloque um cooktop com duas bocas em uma pia pequena e use a parte debaixo para instalar um forno elétrico. Use a parede para ter um armário com todos os outros utensílios necessários. Quando tem espaço, essa bancada pode fazer a divisão da parte onde estão sendo preparados os pratos e onde estão os convidados.
  • Um sofá confortável sempre é um móvel bem-vindo na área gourmet, mas se não der para colocar ele e mais a mesa. Fique com a mesa.

Quando o Imóvel não Tem um Espaço Determinado Para Área Gourmet: o que Fazer

É bem verdade que a área gourmet faz parte dos projetos dos imóveis novos, mas nem todos e tem aqueles antigos que não tinham um espaço adequado para tal.

Normalmente, nos imóveis novos, em condomínios que se é permitido, a área gourmet é incorporada a sala de estar.

Há outros casos, que a cozinha tem saída para a varanda, facilitando o seu uso associado a área gourmet.

O que não quer dizer que quem não tem esses espaços deve desistir de construir uma área gourmet. Veja dicas!

  • A primeira coisa que devemos pensar na hora de projetar um espaço para área gourmet que não foi pensado para ser usado dessa forma é em relação as instalações hidráulicas e elétricas. Resolvido esse problema, escolha uma bancada que não “entupa” o espaço. 
  • Não se esqueça que é necessário, no caso de apartamentos, observar a viabilidade com o síndico por conta das modificações que poderão ser vistas fora. Nem sempre isso é possível.
  • No caso de espaços pequenos, troque o fogão de encaixe por uma grelha ou churrasqueira. Aposte em um pequeno frigobar, forno elétrico. Peças compactas, porém, muito úteis para o espaço.
  • A posição da bancada com a pia também muda quando o ambiente é pequeno e deve ficar encostada na parede e não no meio como uma ilha.
  • A mesa também pode ser trocada por um balcão com bancos altos e confortáveis.
  • E se for próximo a cozinha, o cômodo poderá ser sempre a área para cozinhar e a parte gourmet somente para servir. Neste caso, capriche na escolha de um lindo aparador para colocar os pratos próximo aos convidados.
  • Quem gosta e quer muito uma churrasqueira deve considerar como metragem mínima: dois metros e meio por cinco metros. Sem essa metragem não dá para tê-la com mais bancada, cuba e uma mesa para pelo menos 4 pessoas.
  • A varanda jamais deverá ficar impossibilitada para circulação por causa do excesso de móveis ou de mobiliário grande demais.

Grande ou Pequena a Área Gourmet Precisa ter Verde

O verde é fundamental para que a área gourmet fique mais aconchegante. As plantas podem ser colocadas em vasos, mas na falta de espaço, use as paredes.

Temperos e ervas em pequenos vasos são sempre os preferidos e podem até mesmo ser usados durante a preparação dos pratos.

Aposte também em flores perfumadas que ajudarão a afastar o cheiro da comida e deixar o ambiente cheiroso e agradável.

Na hora de decorar aposte em objetos diferentes, como peças em fibra ou madeira de demolição. Esse ambiente precisa ser descontraído.

Mais Dicas Para ter a Área Gourmet dos Seus Sonhos

  • Se for possível trocar o piso da varanda do apartamento é ideal que ele seja o mesmo da sala criando uma harmonia entre os dois ambientes.
  • O uso de um sistema de iluminação e som especialmente para a área darão mais valor ao seu projeto.
  • Se tiver espaço, não pense duas vezes, tenha armários para guardar os objetos de cozinha, assim, evita o vai e vem na cozinha.
  • Lembre-se que é fundamental manter todos os objetos do espaço bem longe do sol. Eles não são feitos para receber a luz natural e acabarão danificados. Até mesmo o tecido da toalha de mesa se deteriorar se não for protegido. Por isso, é necessário fechar a varanda antes de dar início ao projeto.
  • Se não for permitido pelas regras do condomínio fechar a varanda, deixe na área gourmet somente móveis em madeira apropriada para a área externa ou de fibra de coco. Os tecidos devem ser os impermeáveis, também próprios para áreas externas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *