A Importância da Terraplanagem

A palavras terraplanagem significa “encher com terra” e é uma das bases de obras diversas desde aquelas residenciais a aquelas de aeroportos e rodovias. A terraplanagem consiste numa forma de mudar propositalmente um terreno. Para que essa mudança possa ser feita corretamente é necessário que haja um conhecimento técnico e prévio da área.

Preparar o solo através da terraplanagem é essencial para que se possa realizar a obra no local e para que ela seja feita corretamente é necessário contar dois estudos detalhados da área que incluem os projetos geométrico e o geotécnico. O projeto geométrico é aquele que faz a definição das linhas e cotas de terraplanagem, ou seja, um desenho da área.

O projeto geotécnico embora tenha uma grande importância não costuma ser realizado em todos os terrenos o que pode comprometer o projeto. Realizar a terraplanagem é fundamental, mas também é importante realizá-la de forma correta.

Conhecendo os Tipos de Solo

Um dos objetivos do projeto geotécnico é fazer um tipo de sondagem do solo através de perfurações de camadas do solo para saber quais são as suas resistências, a sua umidade e também para verificar a existência de pedras. Basicamente existem três tipos de solo, o primeiro é aquele que pode ser escavado com facilidade, pode ser um solo arenoso ou argiloso.

O segundo tipo de sol é aquele que é um pouco mais resistente e pode ter em sua composição rochas pequeninas. Para definir essa categoria os especialistas usam o granito como resistência, todas as rochas que tem resistência menor que o granito fazem parte dessa categoria.

Quando a resistência fica acima disso o solo então pertence a terceira categoria em que se mostra necessário utilizar equipamentos mais pesados para fazer a quebra e o transporte do material.

Cálculos do Projeto Geotécnico

Nesse projeto geotécnico é necessário fazer os cálculos que irão definir como será feita a execução da terraplanagem. Trata-se de uma etapa muito importante da terraplanagem porque é nela em que serão definidos quais serão os materiais e equipamentos utilizados para realizar o trabalho sem maiores problemas.

O Processo de Terraplanagem

Projeto de Bota-Fora

Os estudos prévios para a realização da terraplenagem devem ser realizados para que se possa prever se será necessário fazer um projeto de bota-fora. Trata-se da retirada ou aterramento correto de áreas em que se poderia ter um problema futuro como o assoreamento de rios e córregos.

Os especialistas alertam que quando se está mexendo com a terra é essencial saber com o que se está trabalhando e qual a melhor forma de agir uma vez que sempre pode chover e essa chuva pode se transformar em erosões e assoreamento.

A Limpeza do Terreno

No momento de estipular o tempo necessário para realizar a terraplenagem é importante incluir também o período para fazer a limpeza do terreno. Esse tempo deve ser estimado de acordo com o porte do terreno e também pelo tamanho da vegetação haja vista que pode variar entre vegetação rasteira a até mesmo árvores grandes.

Além disso, quando se trata de limpar um terreno com vegetação é importante saber se é necessário ter autorização dos órgãos do meio ambiente. Essa verificação é de responsabilidade do dono do terreno, mas pode ser repassada para uma empresa especializada.

Dicas Para Contratar Uma Empresa – Projeto de Terraplenagem

A terraplenagem é necessária para evitar que aconteçam acidentes envolvendo desabamentos de terra e por isso é importante contar com o projeto de profissionais. O primeiro ponto que você deve observar ao contratar uma empresa para realizar a terraplenagem é se ela faz os projetos geométrico e geotécnico.

Em geral esses projetos custam em torno de 5% e 15% do preço orçado para a execução e precisam ter o aval de um engenheiro responsável bem como a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Fique atento ao detalhe da restrição do código de ética do Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) que diz que a mesma empresa que faz o projeto não pode ser a empresa que executará o serviço.

Escolha as empresas de acordo com o seu portfólio e com a experiência que os seus engenheiros possuem, ou seja, empresas que tenham realizado obras de porte parecido. Na maior parte dos casos o pagamento é realizado em duas etapas sendo que a primeira se refere aos serviços fixos e a segunda a possíveis alterações durante a execução do projeto.

Dica – Pode ser que enquanto a obra é realizada surjam imprevistos que acarretem em mais custos o que pode fazer com que as partes fiquem brigando pelos reajustes.

A Obra

O canteiro de uma obra deve ter um escritório, oficinas de manutenção para poder cuidar das máquinas, almoxarifado, refeitórios, alojamentos, guaritas, meios de comunicação e até mesmo algum tipo de recreação para os funcionários.

O transporte de materiais também precisa ser observado com especial atenção em especial em casos em que é necessário abrir vias no terreno para que as máquinas possam circular com mais rapidez e segurança para todos.

Saiba que é muito importante planejar o transporte das máquinas já essa etapa pode evitar um grande tempo gasto e assim torna mais simples e rápido o processe de terraplenagem.

Problemas Com Terraplanagem

Depois de concluídos alguns projetos podem apresentar alguns problemas em relação ao seu projeto de terraplanagem. Em geral o problema que leva a uma terraplanagem incorreta é a falta dos projetos geotécnico e geométrico. Lembramos que a realização desses projetos é obrigatório de acordo com uma norma.

Também existe o artigo 39 do Código do Consumidor que diz que todo produto em território nacional deve estar de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Uma das principais dificuldades é que poucas pessoas sabem que a terraplanagem sem o projeto geotécnico está fora da lei. As obras de terraplanagem são muito negligenciadas e isso causa inúmeros desastres.

Descarte da Terra Excedente

Uma dica essencial para quem está envolvido com uma obra em que é realizada terraplanagem é saber que o descarte da terra excedente está sendo realizada seguindo a legislação ambiental. Isso é muito importante em especial para aterramentos em que existe a retirada de terra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *