Terceirização no Condomínio

Gerenciar um condomínio não é uma tarefa fácil, por isso é bastante comum que poucos moradores tenham interesse em se candidatar a síndico. Com isso, muitos condôminos estão optando por contratar uma empresa terceirizada para gerenciar o local, receber a taxa mensal dos moradores, organizar as finanças, contratar funcionários, etc. Continue acompanhando e saiba mais sobre o serviço.

Segurança

Segurança

Vantagens da Terceirização no Condomínio

Maior Transparência: Como é uma empresa especializada que estará tomando conta das finanças do condomínio a transparência é maior do que quando é um morador que exerce a função de síndico. Não estamos querendo dizer que um morador seria desonesto, mas sim que teria maiores dificuldades em apresentar informações sobre o caixa, afinal se trata de uma pessoa que provavelmente trabalha e não tem tanto tempo disponível. Já no caso da empresa, a prestação de contar é algo que faz parte do processo e ela está sendo paga para isso.

Menos Desentendimentos: Quando o síndico é um morador, é comum que aconteçam desentendimentos que façam com que a administração do local seja envolvida nisso, misturando o pessoal com o profissional. Quando é uma empresa que cuida de tudo, não há relação pessoal, o que ajuda a reduzir as brigas.

Preocupação Com Funcionários: Quando um dos porteiros precisa faltar o síndico tem a responsabilidade de encontrar alguém para substituí-lo, o que sempre gera dores de cabeça. No caso da empresa terceirizada, certamente ela conta com vários profissionais e poderá solicitar alguém para fazer a substituição com muito mais facilidade.

Vínculo Empregatício: O condomínio não terá vínculo empregatício com nenhum funcionário, pois essa é uma responsabilidade da empresa terceirizada. Dessa forma, multas rescisórias no caso de demissões são pagas por ela e não pelo condomínio.

Cobrança de Resultados: Como estão pagando pelo serviço, os moradores poderão exigir mais da empresa. Já quando se trata de um vizinho que atua como síndico, muitos poderão se sentir constrangidos de cobrar ou exigir algo.

Treinamento dos Funcionários: A empresa terceirizada tem muito mais condições de oferecer treinamento para os funcionários do que o condomínio, o que faz com que os serviços prestados sejam de muito mais qualidade. Porteiros, seguranças e faxineiros serão muito mais preparados.

Desvantagens da Terceirização no Condomínio

Assim como tudo na vida, a terceirização do condomínio também tem algumas desvantagens.

Reclamações Trabalhistas: Como dissemos anteriormente, os funcionários não terão vínculo empregatício com o condomínio, mas sim com a empresa terceirizada. Porém, se ela não cumprir com os seus deveres, o condomínio poderá ser enquadrado como co-responsável. Por isso é importante contratar uma empresa séria e sempre verificar se estão cumprindo com suas obrigações em relação aos funcionários.

Custo: Assim como qualquer outro serviço, contratar uma empresa terceirizada irá gerar um custo para o condomínio, fazendo com que a taxa aumente. Entretanto, pode ser que as melhorias implementadas pela empresa façam com que outros gastos diminuam, compensando o investimento. Por isso, é interessante que seja feita uma análise minuciosa para saber se valerá a pena pagar pelo serviço.

Como se pode ver, contratar uma empresa terceirizada para administrar o seu condomínio tem diversas vantagens. As desvantagens podem ser dribladas com planejamento e organização.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Condomínio

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *