Prédios Verdes

No Brasil existem em torno de 120 edifícios que se encontram em busca de certificados como sustentáveis. Hoje embora de maneira lenta as pessoas aos poucos estão se conscientizando da realidade sobre a situação do planeta e já têm Casas Idéais Ecológicas sendo construídas em diversos lugares. O Urbanismo Responsável é uma preocupação de grande número de construtoras que buscam espaços especiais onde se torne possível a manutenção de área verdes em condomínios, com extensos parques sendo construídos juntamente com os prédios. De um modo geral o numero de prédios que pleiteia o certificado está longe de ser o ideal uma vez que estatísticas nos dizem que a construção civil é responsável por nada menos do que um terço da emissão de gases que provocam o aquecimento do planeta. Seria necessário que as Doses de Verde nas Casas pré fabricadas se intensificasse muito para que algum efeito pudesse realmente ser sentido dentro de médio prazo.

Hábitos Sustentáveis

No Rio de Janeiro e outros grandes centros urbanos a tendência para esse tipo de prédio está em expansão e já pode ser observada. Isso pode se tornar uma boa aposta para o mercado imobiliário e para os corretores de imóveis, especialmente do Rio onde o carioca tem um engajamento político e ecológico bastante significativo e morando em uma cidade como o Rio onde A Natureza e Sua Beleza são muito expressivas e tão vastas que podem se perder de vista é de esperar que dentro de alguns anos o povo possa adquirir hábitos mais sustentáveis de consumo. A verdade é que a tendência dos consumidores é de pensar que os prédios verdes são caros demais, mas isto é somente falta de esclarecimento, pois é bom que Não Esqueça que este valor pago a mais só acontece na hora da construção e pode chegar a um porcentual de 5% a 10% do valor da obra, a mais do que um prédio sem sustentabilidade.

Viabilidade

Num primeiro momento pode parecer que O imóvel mais baratos e sustentáveis e a natureza em harmonia não têm a merecida importância para o mercado, mas esse tipo de construção não só é viável como também é lucrativa e pode gerar os diferenciais no momento da venda. Construir com Proteção ao Meio Ambiente e também a qualidade de vida está se tornando a cada dia mais importante especialmente quando estes prédios verdes começam a ser valorizados no mercado imobiliário.

Para Concluir

As previsões são de que num período de dez anos os prédios sustentáveis poderão ter valorização em torno de 20% em relação aos prédios comuns tornando se uma solução inteligente. Mesmo com todos estes prognósticos ainda faltam conscientização e políticas públicas para que esse tipo de projeto deslanche. Um programa de incentivo como a redução de impostos para quem optasse por uma construção verde seria muito bem vindo neste momento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Condomínio

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *