?> Telhas Onduladas - Barro e Brasilite | Imóveis Cultura Mix

Telhas Onduladas

O mercado de telhas conta com uma grande diversidade de modelos interessante para fazer a cobertura da sua residência ou da sua empresa. A escolha do tipo de telha a ser usado na sua obra depende de alguns fatores como a inclinação da cobertura que precisa ser feita, o desempenho térmico e acústico, para qual ambiente será usado, o acabamento que se espera dentre outros.

Obviamente um dos fatores de maior influência no que concerne a decisão de qual será o tipo de telha escolhida é o fator financeiro, ou seja, quanto de orçamento se tem para usar. Fazemos a ressalva de que nem sempre o produto que é mais barato é o que realmente oferece melhor economia. Tem casos em que uma telha pode custar um pouco mais, mas ter um processo de instalação demanda menos trabalho de maneira a garantir mais economia.

Os Tipos de Telhas

A seguir vamos falar um pouco mais a respeito dos tipos de telhas que podem ser usados nas suas obras com destaque para as telhas onduladas.

Telhas Cerâmicas

Esse tipo de telha representa uma boa alternativa para obras menores como a de casas e sobrados. As telhas de cerâmica são ramificadas nos seguintes modelos: paulista, colonial, romana, plan, duplana e portuguesa. A diferença entre elas está no peso assim como nas dimensões e no consumo necessário para cada metro quadrado.

Para que fique mais claro saiba que uma telha romana tem 44,5 cm de comprimento por 25,2 de maneira que o seu consumo fica em torno de 13,4 peças por metro quadrado. Fique atento que essas peças em geral passam por um banho de resinas ou são esmaltados para que possam ficar protegidos do surgimento de bactérias e fungos que comprometem a vida útil das suas telhas.

Telhas de Fibrocimento

Podemos dizer que essas telhas consistem na versão modernizada das telhas que antes eram feitas de amianto. São telhas bastante versáteis com modelos que podem ser usados em construções simples assim como em obras de maior tamanho. As chamadas telhas onduladas se tornaram bem populares tendo uma variação de peso de 11,5 kg a 65 kg. Isso depende diretamente das suas dimensões e também da sua espessura que pode ser de 5 mm, 6 mm ou 8 mm.

Telhas de PVC

O PVC é um material bastante reconhecido como material usado no fabrico de tubos e conexões para água fria, contudo, pode ser usado também para fabricar telhas. Esse tipo de telha pode ser encontrada na forma de placas que tem perfil semelhante a aquele das telhas coloniais.

Tem ainda modelos de telhas onduladas e trapezoidais que ganham destaque por serem leves. Para se ter uma ideia uma placa com 2,30 metros de comprimento e 0,88 metros de largura tem um peso de mais ou menos 10 kg. Para fazer a fixação dessas peças são usados parafusos e estruturas de metal ou madeira.

Telhas de Madeira

Podem ajudar a criar aquele visual rústico que deixa as construções mais interessantes. Um dado bem interessante é a leveza desse tipo de telha, uma peça com 40 cm de comprimento e 20 de largura tem o peso de somente 0,5 kg. Em relação ao consumo temos um consumo parecido com aquele das telhas cerâmicas e das telhas de concreto. Algo que gira em torno de 10 peças para cada metro quadrado.

Contudo, a sua instalação demanda um pouco mais de trabalho já que todas as telhas precisam ser pregadas. Para garantir mais segurança é necessário que as peças passem por um tratamento antifungo, assim as peças terão mais durabilidade.

Telhas de Policarbonato

Oferecem a passagem de luz nas coberturas feitas com telhas de fibrocimento ou com telhas de fibra. Podem ser usadas na cobertura como um todo em especial em jardins e garagens. A transparência desse tipo de telha é de até 90% com boa resistência a impactos, tem uma resistência de até 200 vezes mais do que as telhas de vidro. Também tem boa resistência a ação dos raios do sol.

Telhas de Polipropileno

Dentre os modelos mais comuns desse tipo de telha estão o ondulo e o trapezoidal que podem ser usados em obras residenciais, industriais e comerciais. Tem excelente resistência aos raios do sol e contam com transparência de até 70%. É possível encontrar peças desse tipo de telha com 1 metro e 1,2 metros de largura além de comprimento que varia entre 1,1 metros a 6 metros.

Telhas de Concreto

Fazendo uma comparação entre as telhas de concreto e as telhas de cerâmico podemos dizer que as primeiras apresentam ótima resistência as condições do clima do litoral e também do granizo. Além disso, existe o fato de que são produzidas em várias cores e podem se tornar um toque a mais na decoração do seu lar. Contam com mais resistência mecânica o que torna menor as possibilidades de quebra enquanto são transportadas e instaladas.

Telhas Metálicas

As telhas metálicas onduladas até podem ser usadas em obras menores, contudo, são mais indicadas para fazer coberturas grandes assim como plantas industriais, supermercados e shoppings. É possível que sejam combinados os modelos fazendo uma camada de isopor para melhorar o isolamento térmico da cobertura. O produto pode ser usado para fechar as laterais.

Telhas de Vidro

Torna possível a passagem de luz nas coberturas das telhas de concreto e cerâmica. É possível encontrar opções de modelos que sejam compatíveis com a sua obra. No caso dos telhados feitos sobre forros é possível ainda usar esse tipo de telha para evitar que animais de hábitos noturnos circulem pelo local.

Telhas de Fibras

O uso de telhas de fibras vegetais é uma atitude ecológica uma vez que são feitas a parti de material reciclado. Podemos encontrar no mercado modelos bem diversificados para fazer a cobertura de residências ou comércios. Também podem ser empregadas em obras que não tenham forro como no caso de varandas e beirais.

Apesar de já virem coloridas de fábrica essas telhas aceitam ser pintadas. São telhas bastante leves sendo que uma peça de 2 metros por 1,05 metros pode pesar em torno de 7 kg. Essas telhas não necessitam de estrutura muito robusta para que sejam sustentadas.

As telhas são uma parte muito importante da construção e escolher o modelo ideal para a cobertura da sua casa é essencial para o bom resultado. Uma dica é escolher os modelos de telhas onduladas, pois elas se adaptam bem em todos os tipos de cobertura. O mais interessante é observar como o resultado com a utilização de telhas onduladas é sempre mais harmônico.

Além disso, os modelos ondulados possuem uma linha bastante variada de peças complementares. Essas telhas também são bastante econômicas e ajudam a reduzir bastante o valor das compras com material de construção. Dentre as características principais das telhas onduladas estão a leveza, resistência e também durabilidade.

A fixação e o manuseio desse tipo de telha também é mais fácil evitando que material se perca durante a construção e o melhor de tudo permitindo um término mais rápido para a cobertura da sua casa. Em suma, vale a pena considerar os modelos ondulados na sua construção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *