Mantenha Sua Casa Fresca no Verão

Quando chega o verão no Brasil começamos a sentir a pressão de viver num país tropical, pois se torna quase impossível não se sentir “cozinhando” nas altas temperaturas. Porém, a sua casa pode se tornar um lugar bem mais agradável seguindo algumas dicas de como manter os ambientes mais ventilados.

A boa ventilação nos ambientes da sua casa é uma forma que pode ajudar e muito a aliviar o extremo calor, mas além desse cuidado você pode seguir outras pequenas recomendações essenciais. Prepare-se de viver num local muito mais agradável, para isso leia com atenção as nossas dicas.

Dicas Para Tornar Sua Casa Mais Fresca

Se a sua casa já está completamente construída e não passará por reformas nos próximos anos, saiba que ainda assim é possível deixar os seus ambientes mais frescos e ventilados. Algumas pequenas atitudes no dia a dia mudam e muito a sua sensação dentro dos ambientes.

Retire os Focos de Calor

Em dias de muito calor é importante tomar o cuidado de retirar do seu quarto elementos como cobertores, bichinhos de pelúcia, almofadas de tecidos grossos, tapetes e outros objetos que absorvam muito calor.

Observe o entorno e verifique quais são os objetos que te dão agonia de olhar em dias de muito calor. Esses são os objetos que causam a sensação de mais calor tanto em temperatura quanto visualmente.

Todos os Vidros Abertos

Os vidros da casa toda devem estar abertos, pois quando deixamos os vidros fechados estamos transformando os ambientes da nossa casa em verdadeiras estufas. Basicamente, com os vidros fechados o calor entra, mas não sai. Dessa forma, é complicado manter um ambiente agradável, não é mesmo?

 

As Cortinas

Muitas pessoas optam por cortinas escuras e de tecidos mais grossos e encorpados. Durante o inverno isso é ótimo, porém, quando chega o verão esse tipo de cortina acaba se tornando um foco de calor dentro da sua casa.

A dica é manter o forro de baixo da cortina para que seja possível manter a privacidade, porém, você deve retirar a cortina trocando-a por um tecido mais leve e com mais fluidez. Assim, os seus ambientes estarão bem protegidos e também com uma sensação térmica muito mais agradável.

Os Estofados

Não podemos falar das cortinas e nos esquecer dos estofados que também têm uma tradição de serem de tecidos mais grossos e focos de calor. Para tentar amenizar o calor emitido por parte dos estofados é interessante que você cubra essas peças com tecidos mais leves e frescos como algodão. Tenha certeza que isso fará toda a diferença na hora de sentar nesses estofados.

 

As Lâmpadas

É bastante recomendável que você troque as suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes (brancas), pois, além de garantir muito mais economia para o seu bolso, você está garantindo menos calor nos seus ambientes. Esse tipo de lâmpada esquenta menos, o que garante um gasto de energia menor e claro menos produção de calor nos ambientes.

Lampada Branca

Lampada Branca

Portas Abertas

Quase todo mundo gosta de dormir com a porta do quarto fechada para garantir mais privacidade, porém, quanto mais tempo você puder deixar a porta aberta, melhor. Deixe que o ar circule e também evite acumulo de calor no ambiente em que você irá dormir. Pode até fazer mal dormir num ambiente totalmente fechado num dia de calor.

Além disso, deixe também as portas dos demais cômodos abertas para que a casa toda tenha uma boa circulação de ar e não existam locais com acumulo de calor. Vale a mesma máxima das janelas, um local fechado tem apenas calor entrando e nem um pouco saindo.

As Plantas

As plantas podem ser ótimas aliadas da sua decoração e também da manutenção da temperatura dentro da sua casa. Ter plantas nos ambientes ajuda a manter os cômodos mais úmidos e mais arejados. Assim é bem mais gostoso ficar numa sala, por exemplo, quando se tem plantas.

Planta no Interior

Planta no Interior

Dicas Para Tornar Sua Casa Mais Fresca Durante a Construção e Reforma

Se você está construindo a sua casa, ou mesmo reformando o imóvel, pode aproveitar para implementar algumas dicas bem interessantes na estrutura e assim evitar aqueles dias em que parece que estamos assando nos ambientes.

As Telhas

Grande parte do calor gerado dentro da casa vem do teto e quando escolhemos as telhas erradas podemos transformar a nossa casa num forno sem querer. Na hora de escolher as telhas prefira as de cerâmica, pois as de alumínio ou concreto esquentam muito os ambientes.

 

Espaço Entre Telhado e Laje

Uma dica bem interessante para evitar que o telhado da sua casa se transforme num verdadeiro forno é cuidar para deixar um espaço entre o telhado e a laje. Esse espaço permitirá que haja circulação de ar entre o telhado e a laje funcionando como um tipo de barreira contra o calor.

Cores Claras

As cores claras refletem a luz e não concentram calor, por isso mesmo indicamos que você escolha cores claras para as paredes internas e externas da sua casa. Dessa forma, os seus ambientes não acumularão o calor da luz solar.

 

Janela Para o Lado Leste

A posição correta da janela pode ser muito importante na hora de evitar que a casa se torne um espaço de concentração de calor. Se você posicionar as suas janelas a leste, contará com a luz do sol entrando nos ambientes pela manhã quando o sol é mais fraco. Dessa forma, você evita que o sol da tarde, que é bem mais intenso adentre os seus cômodos.

Manta Térmica

Se a região em que você vai morar é muito quente, ou mesmo sofre com uma grande variação de temperatura, é interessante contar com uma manta térmica colocada embaixo das telhas. Esse tipo de revestimento funciona evitando que o calor ou o frio excessivos entrem dentro da casa.

Bom Senso

Porém, com certeza todas essas dicas podem ser substituídas por bom senso, ou seja, não crie ambientes muito escuros ou fechados, pois obviamente criará ambientes abafados e com grande concentração de calor. Tenha bom senso na hora de construir ou reformar e até mesmo no dia a dia para ter uma casa muito mais fresca no verão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *