Limpeza Do Quintal Ou Sacada: Pode Ser Mais Fácil Do Que Parece

A limpeza da casa faz parte da rotina da família. Algumas, optam por dividir as tarefas, de acordo com a disponibilidade de cada um, enquanto em outras casas, o trabalho fica total para a dona de casa. Seja lá qual a forma de rotina da limpeza que a sua família adote, uma coisa é certa e vale para qualquer uma, é preciso organização. Ter dias e tempo certo para fazer determinada tarefa, levando-se em consideração como o espaço é utilizado, é a garantia de ter a casa sempre arrumada e não perder tempo além do necessário.

Quanto maior a casa, maior o trabalho e melhor dividido ele deverá ser. Se a casa tiver quintal ou sacada não é preciso nem falar que a limpeza vai precisar de reforço. E quando falamos em reforço estamos nos referindo a várias coisas, como os produtos de limpeza que deverão ser empregados, de quando em quando e o que deverá ser feito para mantar esses espaços limpos. Agora, vamos ao que interessa, algumas dicas que podem ajudar a transformar a limpeza do quintal ou da sacada, em somente mais uma tarefa, e não em um grande problema.

Como Limpar a Sacada Do Seu Apartamento

Ter uma sacada em um apartamento é o sonho de muita gente. Aquele espaço do seu apartamento que deixa você em contato com ar livre, minimiza a sensação de sufocamento, normal de prédios. Serve para você relaxar, ler um livro, até mesmo pegar um solzinho, dependendo da posição. As vantagens de se ter uma sacada são inúmeras, mas, não se esqueça, ela fica linda se bem limpinha.

A primeira coisa que você precisa pensar é como será essa sacada, se uma parte externa independente ou uma continuação da sua sala. São coisas pensadas na hora do projeto, e, por isso mesmo, tenha mente o tempo que você está querendo gastar na limpeza da sacada ou que você gastar.

Como Limpar a Sacada Do Seu Apartamento

Como Limpar a Sacada Do Seu Apartamento

Se a sua sacada é uma extensão da sua sala, significa que possui um piso melhor do que o habitual usado, além de ser bem decorado para dar essa sensação de amplidão. Neste caso, não tem jeito, você deverá limpá-la todos os dias, como faz com a casa. O que pode ter uma alteração, dependendo de onde você mora. Algumas pessoas dão a sorte de morar em locais que a poeira aparece em pouca quantidade, neste caso, será possível varrer a casa um dia sim e outro não, ou até um dia e dois não, avalie como ficará nesse segundo caso.

Se o piso da sua sacada é o mesmo da sala, obviamente com tratamento especial porque fica na área externa, usar aspirador de pó para limpar é sempre uma ótima solução para evitar depois a poeira no móvel. Se nela você ainda tem móveis de madeira, como mesa de centro e cadeiras, tire a poeira e deixe a manutenção de passar lustra móveis para ser feita de 15 em 15 dias. E ainda, se você colocou vidro para fechar a sacada, limpe-o com álcool, pelo menos 1 vez por mês, abra uma exceção quando chove muito e ficam aquelas marquinhas de pingos no vidro.

Plantas Na Sacada

Se você adora planta e resolver colocá-las na sacada da sua casa, muito bem, mas faça a escolha, não só pela beleza, mas pela praticidade. Certifique-se de qual flor é mais adequada para a quantidade de sol que chega na sua sacada e mais, o tempo de manutenção que ela vai exigir de você. Não adianta nada comprar plantas lindas e depois abandoná-las, o efeito será o contrário.

As plantas farão parte da limpeza da sacada, em deixar o vaso limpo, mantê-las saudáveis e limpar folhas que cairão pelo chão, o que pode exigir uma limpeza diária, mesmo que não seja um lugar que fique muito sujo de poeira.

Lavando a Minha Sacada

Se o piso da sua sacada é lavável, faça a manutenção pelo menos uma vez por mês. Escolha um dia bonito de sol, coloque tudo para cima, lave bem com água e sabão e, em seguida, passe um pano desinfetante. Só não vai deixar água cair no apartamento do vizinho!

Se o seu apartamento fica num lugar que dá muita poeira, não tem jeito, além de passar o aspirador, é melhor passar um pano úmido em seguida, dependendo do tipo de piso.

Lavando a Minha Sacada

Lavando a Minha Sacada

Como Limpar o Quintal Da Sua Casa

Limpar o quintal de uma casa pode ser uma grande cilada. Aliás, ter um quintal é simplesmente maravilhoso, quanto maior, melhor. Porém, maior é o espaço, maior será o tempo para limpeza. Antes de planejar a limpeza responda as seguintes perguntas:

  • Qual o tamanho do meu quintal: pequeno, médio, grande?
  • Meu quintal é de terra, cimentado ou com piso?
  • Eu tenho muitas plantas e ou árvores nele?
  • Eu tenho um animal de estimação nele?
  • Preciso usar o meu quintal para guardar alguma coisa?
  • O meu quintal é completamente fechado?
  • O meu quintal recebe muita luz do sol ou nenhuma?

Respondendo essas perguntas você começará a entender o tamanho do seu “problema”. Quando você tem um quintal pequeno, com algumas plantas, uma pequena mesa e cadeiras, todo cimentado e que não fique na beira da rua é possível alternar os dias na limpeza. Passe a vassoura um dia sim outro não, lave no fim de semana e faça a manutenção das plantas e pelo menos duas vezes por semana limpe a mesa e as cadeiras.

Se você tem um quintal grande, com árvores, um animal de estimação e coisas que ficam guardadas nele, para começar compre um armário que possa ficar na parte externa para guardar tudo e não deixe nada espalhado. E não vai ter jeito, com o seu animal de estimação, varrer e lavar o quintal será uma obrigação diária.

Se você tem um quintal de terra, crie hortas para ocupar o lugar e fazer menos sujeira, aproveite e crie um caminho com pedras para não sujar a sola dos sapatos. No verão, jogue água de vez em quando para evitar de subir poeira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *