FGTS e Casa Própria na Caixa Econômica Federal

O objetivo da CAIXA está em facilitar para pessoas que desejam conquistar o sonho de ter a casa própria. Com imóvel na plana ou já pronto, os recursos do FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço) podem ser direcionados para comprar o bem. Interessante notar que os recursos podem ser utilizados inclusive para amortizar saldo devedor em decorrência da dívida no mercado imobiliário.

Como Usar o FGTS para Comprar a Casa Própria?

  • Aquisição de imóvel
  • Pagamento de parte do valor das prestações
  • Quitações das prestações mensais do financiamento
  • Amortização extraordinária
  • Liquidação do saldo devedor
  • Reduzir o saldo devedor do financiamento
  • Construção do imóvel residencial urbano
  • Financiamento da construção de imóvel residencial urbano
  • Pagamentos de lances na obtenção da Carta de Crédito
  • Complementações dos valores na Carta de Crédito para pagar parcela com próprios recursos
  • Em momentos nos quais consorciados ficam com saldo devedor no plano de Consórcio habilitado pelo BACEN a operar Consórcio de Imóveis
Casa Própria

Casa Própria

Quais Pontos Necessários para Comprar a Casa Própria com FGTS?

01-Realizer pesquisas no mercado e conquiste informações referentes às principais linhas de crédito, faça a simulação do financiamento. Se os valores corresponderem com o orçamento se faz necessário visitar uma das agências da Caixa e iniciar conversar com os gerentes, que devem solicitar conjunto de documentos e realizar análise do cadastro no sentido de aprovar as linhas de crédito.

02-Engenheiros da CAIXA precisam avaliar as condições do imóvel. Vale ressaltar que para a segurança dos bancos e dos clientes é feita análise de documentação dos vendedores. Por consequência é analisada a linha de financiamentos adequada e quais documentações são necessárias para complementar as ações à autorização do empréstimo.

03-Conforme acontece entrega dos documentos necessários, a opção fica finalizada com assinatura do contrato. Vendedores recebem o pagamento e o cliente as informações dos serviços para facilitar os pagamentos durante os períodos de amortizações. Pronto! O sonho da casa própria pode ser realizado.

Quais Limites para Utilizar o FGTS? Para casos de comprar do imóvel residencial concluído o valor do FGTS pode ser acrescido no financiamento ou para pagamento de parcelas do consórcio, desde que não exceda os limites impostos na avaliação da Caixa e valores de compra e venda em níveis mercadológicos.

Localização do Imóvel e FGTS? Imóveis ambicionados à aquisição podem ser adquiridos desde que estejam na região municipal da ocupação de trabalho ou de residência por pelo menos ou ano. Podem ser escolhidas zonas municipais limítrofes que integram a metrópole.

Proibições dos Recursos FGTS

01-Proibido realizar nova aquisição do mesmo imóvel antes que seja completado período de três anos;

02-Aquisição para construir imóveis comerciais;

03-Compra de terrenos ou lotes de terra;

04-Realizar infraestrutura interna;

05-Compra de moradia para familiares, dependentes ou terceiros;

06-Pagamento do Valor das Prestações

Quem tem financiamento de imóveis residenciais no SFH (Sistema Financeiro de Habitação) pode usar recursos na conta vinculada no sentido de sanar parte das prestações por mês, desde que as normas estejam atendidas durante a época da assinatura de contrato. A CAIXA enquadra a operação conforme regras estabelecidas na Lei 8.036/1990.

Documentos Necessários: FGTS e Casa Própria na Caixa

  • Carteira de Trabalho;
  • Cópia de identificações no sentido de identificar e comprovar o período de trabalho com o regime FGTS;
  • Extrato da conta vincula no FGTS. Chega todos os meses como correspondência na casa dos trabalhadores vinculados ao Fundo;
  • CPF;
  • Quem é trabalhador avulso pode apresentar declaração referente ao órgão gestor da mão de obra ou do sindicado profissional;
Documentação

Documentação

  Entrega dos Documentos em Outras Agências

Atenção! Qualquer agência pode receber a documentação, inclusive àquelas que não fazem parte da origem dos financiamentos, quando a agência recebe encaminha os documentos e as solicitações para usar recursos do FGTS. Caso exista necessidade os gerentes da CAIXA podem requisitar documentos adicionai com o objetivo de enquadrar a operação.

Requisitos: FGTS e Casa Própria na Caixa

01-Comprovar tempo de trabalho de pelo menos três anos no regime de FGTS, independente se há prazo consecutivo ou não;

02-Ser pessoa titular no contrato de financiamento e quitação dos valores das prestações;

03-Valores debotados na conta do FGTS direcionados para pagar parte das prestações pode ser de no máximo oitenta por cento dos valores das prestações, dependendo do saldo devedor que existe na conta;

04-Necessário ter em mente que o financiamento pode apresentar no máximo três prestações com atrasos. Quem usa o recurso do FGTS na modalidade pode quitar as primeiras cotas com 80%, ao passo que cotas restantes ficam disponíveis para pagar a mesma porcentagem de prestações a vencer que por ventura possam atrasar. Medida utilizada como espécie de reservas para pagamento das quitações dos próximos meses.

05-Valores debitados da conta podem ser usados para quitação de parte das prestações, que podem ser com planos de doze parcelas por mês e de maneira consecutiva, ou dentro do prazo remanescente contratual menos do que um ano.

06-Quem usar recursos do FGTS para realizar pagamento da parte dos valores de prestações apenas pode realizar outra solicitação depois de terminada operação anterior.

Consórcio da Caixa

Quem deseja construir, comprar ou reformar o imóvel residencial ou comercial pode encontra valores baixos quando solicitam os serviços da CAIXA.      Quem está interessado decide os valores a serem pagos na Carta de Crédito com parcelas que cabem no bolso. A taxa de administração está entre as melhores em níveis mercadológicos.

Na sequência basta torcer para ser sorteado ou mesmo realizar lance fixo ou livro. A compra do consórcio pode ser feito de maneira pessoal, nas agências da CAIXA, ou no site oficial da instituição financeira federal.

Pessoas que estão interessadas podem utilizar o FGTS para complementar as compras de imóveis ou ofertar lances conforme as regras estabelecidas no fundo. Está disponível para valores entre trinta mil e setecentos mil reais, sendo que as quantias até sessenta mil reais estão disponíveis aos grupos de andamento. Vale ressaltar que os valores das parcelas estão sob consulta.

Como possui abrangência nacional o consórcio imobiliário permite com que sejam realizadas formações de grupos. A Carta de Crédito sofre variação do INPC em cada doze assembleias.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *