Comprar um Imóvel Novo ou Usado?

Ter um imóvel para chamar de seu é o sonho de muita gente. Porém, como todo bom comprador, é preciso tomar certos cuidados antes de partir para a compra de fato. Seja casa ou apartamento, há muitas diferenças a serem levadas em consideração ao se comprar um imóvel novo ou usado, e muitas podem não se encaixar em seu orçamento. Avalie com cuidado, pois comprar um imóvel exige um alto investimento e é preciso fazer seu dinheiro valer a pena.

Se você pode Esperar, Prefira Imóveis na Planta

As imobiliárias e construtoras andam com boas parcerias para vender imóveis na planta. Alguns dos principais atrativos são os preços mais em conta. Quem investe em um produto ainda sem o ver ou tocar demonstra confiança na empresa, por isso paga menos. Os casos de problemas de imóveis na planta são mínimos hoje em dia, pois as empresas estão investindo alto e grandes construtoras possuem um nome a zelar no mercado de imóveis, tentando manter a credibilidade em alta.

Compra de Imóveis

Compra de Imóveis

Um imóvel na planta pode custar 50% mais barato que comprar o mesmo produto já pronto no mesmo lugar. Muitos investidores até usam este truque: comprar o imóvel ainda na planta, esperam a moradia ser lançada para vender 50% mais cara e com financiamentos altos. Caso você possa investir, pense no assunto, mas avaliando bem imobiliária envolvida, forma de pagamento e construtora e sua fama no mercado. Pesquise por outros empreendimentos da construtora, se é conhecida e se há processos em seu nome por não entrega de imóveis.

Contudo, avalie atrasos na entrega. Se você já tem um imóvel próprio e está planejando um investimento ou mudança em longo prazo, vale a pena investir. Mas se o seu caso é de pagamento de aluguel, pense bem antes de partir para uma compra aguardando um prazo fixo. Eventuais problemas podem surgir na construção, atrasar a entrega do imóvel e lhe causar muitos gastos com parcelas da compra e mais aluguel mensal. Em alguns casos você terá que pagar condomínio também, somando ainda mais aos débitos mensais.

Imóveis Usados já estão Prontos

A principal vantagem de comprar um imóvel usado é ele já estar pronto. Assinados os contratos, você pode partir para a mudança. No caso de pessoas pagantes de aluguel este pode ser o formato mais aceitável pelos baixos custos envolvidos. Você pode ter o atraso na entrega de um apartamento na planta de mais de dois anos, exigindo um caixa extra para tanto planejamento. Pense no assunto muito bem.

Imóveis Novos não Exigem Reparos

A maior parte das pessoas prefere comprar imóveis jamais usados por não precisarem fazer reparos. Cada morador tente a adaptar a casa do seu jeito ou deixar seus problemas, podendo o gasto ser pequeno ou grande em reparos. Você pode precisar apenas de uma pintura nova e tapar buracos deixados por pregos, mas pode também consertar fiação, sistema hidráulico, infiltrações graves, trocar pisos e até reconstruir paredes inteiras. Há casos de famílias gastando mais de 20 mil reais para tornar uma casa habitável, e este pode ser o seu caso.

O mais indicado antes de comprar um imóvel usado é fazer uma boa avaliação do espaço com a ajuda de um empreiteiro. Antes de aceitar uma proposta no ato, avalie quanto você deverá desembolsar para tornar o espaço habitável e deduza do preço. Se um apartamento estiver sendo vendido por R$ 120 mil mas você gastará 10 mil com reparos, deve pedir um desconto de ao menos 12 mil. Lembre que há os problemas aparentes a serem consertados, mas também os não vistos. Eventualmente você pode estar morando e descobrir que sua rede elétrica precisar ser totalmente trocada por um problema de alta de tensão que não havia surgido antes.

http://www.youtube.com/watch?v=hwQsAOKje3s

Não some seus gatos baseados em conhecimentos online ou de amigos não especialistas. Seus gastos em reparo incluem compra de material e mão de obra do serviço, este ultimo sendo bem mais caro as vezes que o material. Convidando um empreiteiro para avaliar o imóvel você terá um valor real a ser gastos, ao menos do que está visível em problemas na estrutura.

Imóveis Usados Tendem a ser mais Baratos

Existem diversos motivos que levam uma pessoa a vender um imóvel e o vendedor pode se beneficiar com isso. A necessidade de pagar divida, por exemplo, pode fazer uma pessoa vender barato para ter dinheiro em mãos de forma rápida e isso pode ajudar bastante ao comprador que deixou o seu dinheiro esperando na conta bancária por uma boa oportunidade. Algumas casas avaliadas em 200 mil reais já foram vendidas por menos de 100 mil pela urgência do vendedor em conseguir uma quantia em dinheiro.

Preços

Preços

Imóveis usados também são mais em conta por seus problemas estruturais. Se você possui uma mão de obra barata para fazer  serviço, bons contatos e formas de parcelamento com o material da reforma, por que não comprar um imóvel pensando em reformar? Esta por sinal é a forma de ganho de muitas pessoas. Elas compram barato, investem e revender ficando com a margem de lucro. Pode ser a sua forma de investir também, não?

Casa ou Apartamento?

Tudo depende do seu uso e localização. Os apartamentos modernos possuem no geral dois quartos em nível popular, e três em plantas de luxo, mas algumas outras limitações como a quantidade de vagas no estacionamento e sem locais para fazer festa. A casa, até certo ponto, dá mais liberdade às pessoas de espaço, de criar eventos e de trazer convidados com carros caso se tenha uma ampla garagem.

Apartamentos custam bem menos que casas atualmente, mas deve-se somar ao preço as taxas de condomínios, que podem chegar facilmente a R$ 2 mil em casos de condomínios com piscina e salão de festa. Para quem cria animais de grande porte um apartamento deve ser totalmente desconsiderado, seja pela questão de espaço ou pelas regras de criação de animais. A maior parte dos condomínios não permite se quer animais domésticos de quatro patas, seja ele de que tamanho for.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *