Casas Inteligentes

Ao sair de casa você fica se perguntando se realmente trancou a porta da frente ou se desligou os eletrodomésticos? Se você esta sempre com esse tipo de preocupação vai gostar de saber que já existem casas inteligentes, empreendimentos imobiliários que possuem rede de automação que permitem desligar luzes, aparelhos e até mesmo trancar a porta com apenas um botão no seu smartphone.

Nos últimos anos foram se desenvolvendo inúmeras soluções em termos de automação predial e residencial com o objetivo de oferecer melhores condições de conforto, segurança e até sustentabilidade. Para quem ainda acha que as casas inteligentes parecem saídas de um episódio do desenho ‘Os Jetsons’ vamos apresentar alguns conceitos que já fazem parte da realidade.

Soluções Propostas pelas Casas Inteligentes

Automação com Simplicidade

Para muitos consumidores é interessante poder contar com a automação como uma auxiliar para evitar desperdício de luz e água ou para simplesmente garantir que a porta seja trancada ao sair, porém, desde que seja um serviço que conte com interface amigável e fácil de utilizar.

Os projetistas têm focado em oferecer a concentração dessas funções de controle no smartphone ou tablet pessoal do morador. Outra opção que tem tido boa receptividade em termos de facilidade de uso é o controle universal. Mas, é essencial que se diga que nos projetos de casas inteligentes não existem regras, cada projeto precisa se adequar as necessidades e estilo de vida de cada morador.

Fechadura com Biometria

Bastante populares nos filmes norte-americanos as portas com fechadura biométrica prometem se popularizar no Brasil. Trata-se de um sistema que permite abrir a porta apenas com a digital das pessoas cadastradas no sistema, não tem mais problema esquecer as suas chaves. Algumas versões ainda tem conexão wi-fi que permite liberar a entrada de pessoas que batam a sua porta mesmo a distância. O sistema ainda oferece controle de quem entra e de quem sai da casa.

Integrador de Sistemas

Se você ainda não ouviu falar a respeito desse profissional saiba que nos próximos anos ele se tornará um dos mais requisitados na hora de desenvolver o projeto de casas inteligentes. A automação só funciona verdadeiramente numa residência a partir do momento em que todos os seus sistemas conversam entre si. A falta dessa comunicação pode gerar um consumo dispendioso de energia bem como maior gasto em equipamentos.

Uma forma de exemplificar é através de subsistemas de home theater e circuito fechado de TV que não possuem interligação. Num caso assim é necessário ter um monitor atendendo a cada função aumentando o investimento em equipamentos e também o consumo de energia elétrica. Algo que poderia ser facilmente driblado apenas com um projeto desenvolvido por um integrador de sistemas.

Sistema de Controle do Humor da Casa

Uma das tecnologias de casas inteligentes que mais tem surpreendido os consumidores é aquela que permite o controle do humor do ambiente. Esse controle é feito por meio de aparelhos chamados Hub que tornam possível determinar a temperatura dentro dos ambientes bem como o sistema de iluminação e até mesmo em que canal a TV deverá ser ligada, se que é deve ser ligada.

Sistemas de Controle de Gastos

Uma das tecnologias de automação aplicadas as casas inteligentes que se mostram mais simpáticas para o consumidor diz respeito a possibilidade de estabelecer controle de gastos por meio de projeções que acompanhem o uso de serviços como luz e água. É realizado o monitoramento em tempo real do uso desses recursos e gerado um gráfico que demonstra para o proprietário quanto irá gastar no final do mês e de que maneira reduzir os gastos.

Controlando o Tempo de Banho

Uma das grandes dificuldades de famílias que desejam reduzir o gasto de luz e água é conseguir controlar o banho de cada indivíduo. Uma solução para essa questão é contar com um dispositivo que controla a quantidade de água gasta em cada banho alertando o usuário quando o mesmo atingiu o limite diário.

Geladeiras que Mandam Fotos

Quantas vezes você chegou ao supermercado e se perguntou se tinha ou não leite ou iogurte? Se você faz a linha ‘esquecidinho’ na hora das compras saiba que pode contar com a cola da geladeira. Já existe no mercado um modelo de geladeira inteligente que permite ao dono verificar o que tem dentro dela a distância e até mesmo envia fotos internas para o seu smartphone.

Automação que Transforma Casas em Casas Inteligentes

Até aqui você teve a impressão que somente casas projetadas desde o início com a finalidade de ser inteligentes poderiam ser automatizadas, não é mesmo? Saiba que não é bem assim, pois casas que já estão com a sua construção concluída podem ser transformadas sem que seja necessário realizar obras com muita quebradeira.

A automação pode ser feita se valendo de soluções com cabo, sem cabo ou mista. Tudo o que o proprietário precisa fazer é contratar uma empresa especializada em automação residencial para encontrar as melhores soluções para aquele projeto. Ter uma casa inteligente não precisa ser complicado e o investimento nessa transformação pode acarretar numa significativa redução de gastos com água e luz, por exemplo.

Aumenta da Procura de Automação Residencial Reduziu seu Custo

Há dez anos poderia parecer bem difícil ter uma casa com o conceito de casa inteligente devido aos elevados custos que a automação residencial tinha. Contudo, com o aumento da procura desses serviços houve uma queda de preços, o processo de popularização da automação residencial já teve início.

Outro ponto que contribui para esse processo de difusão da automação em residências é o fato de movimentar toda uma cadeia produtiva que inclui projetistas, fabricantes, profissionais de automação entre outros. Estima-se que com o ganho de experiência no desenvolvimento desse tipo de projeto em alguns anos seu custo se torne ainda mais amigável devido a novas soluções para encaixar a tecnologia necessária nos moldes construtivos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *