Casa de Fazenda com Varanda

Algumas pessoas acreditam que uma casa para descansar é a casa de praia, no entanto, para tantas outras o descanso está mesmo numa casa de fazenda. A possibilidade de poder ficar mais próximo a natureza é quase mágica para o descanso de muitas famílias. Uma dica para deixar esses momentos de descanso ainda mais agradáveis é ter uma casa de fazenda com varanda.

Quando falamos em varanda estamos falando em mais do que um espaço com mesas e cadeiras e sim num verdadeiro ambiente de estar. Aproveitar os domingos ou mesmo o final do dia durante a semana para receber os amigos para conversar e jantar pode ficar bem mais interessante nesse espaço.

O Conceito

As casas de fazenda podem ser de vários estilos, desde os mais clássicos aos mais rústicos, no entanto, o conceito da varanda pode ser visto como o mesmo. A ideia é ter um espaço de convívio e bem estar. Nessa varanda podemos ter mesas e cadeiras, churrasqueira, cadeiras para aproveitar uma sombra da piscina, basicamente um espaço para estar com as pessoas queridas.

Varanda

Varanda

Decoração da Varanda da Casa de Fazenda

Casa Rústica

Um dos estilos decorativos que domina quando se trata de casas de fazenda é o rústico. O estilo rústico tem tudo a ver com esse tipo de ambiente porque remonta ao visual de terra e natureza em que a fazenda está envolvida. Usar tons terrosos para compor a decoração é uma maneira interessante de pensar o ambiente.

Para deixar um ambiente mais convidativo para os seus amigos você pode colocar na varanda algumas mesas e cadeiras feitas de madeira, se for somente para a sua família opte por uma mesa só. Já pensou que agradável almoçar com a família curtindo a brisa do horário do almoço?

Casa Clássica

Se a sua casa tem uma identidade decorativa mais clássica a dica é manter esse visual também na sua varanda. Para isso você pode usar um piso diferenciado para fazer a separação da área da casa e do gramado. Ter plantas nessa área também deixa o ambiente mais elegante. Para sofisticar prefira vasos maiores e com folhagens verdes, lembramos que é essencial manter os cuidados com as suas plantas e escolher uma espécie que se adapte bem as condições da varanda.

Varanda de Piscina

Se na sua casa de fazenda a piscina é uma atração que tal criar na sua varanda um espaço de relaxamento que possa ser usado pelas pessoas que gostam de nadar? A dica é ter espreguiçadeiras e uma mesinha de centro para que os seus convidados possam deixar os celulares e outros pertences.

Deixe o ambiente mais vivo com plantas na decoração e se possível instale um chuveirinho para que os seus convidados possam tirar um pouco do cloro da piscina. Lembre-se que se as pessoas irão andar molhadas da piscina o piso e os móveis devem ser apropriados para isso.

Espaço de Descanso

Para aproveitar um bom momento de leitura e descontração que tal montar um espaço de descanso e leitura na sua varanda? Você pode seguir na ideia das espreguiçadeiras, mas pode escolher opções acolchoadas. Também é possível usar puffes para que os seus convidados possam aproveitar também para ler e relaxar das suas tensões.

Móveis de Madeira

Os móveis de madeira são perfeitos para ambientes de estilo rústico ou moderno. Para os primeiros eles passam uma ideia de maior sofisticação, mas sem perder a ideia inicial. Já nos ambientes mais clássicos podem dar mais elegância, a diferença está na escolha de formas e tamanhos.

Para uma proposta mais rústica escolha móveis com um trabalho menos acabado, como é o caso da madeira de demolição, por exemplo, que está super em alta. Nos ambientes mais clássicos procure ter móveis mais sofisticados e que sejam feitos de madeira mais grossa e com mais presença.

Espaço Fun

Uma tendência de decoração moderna é investir num estilo mais fun para a decoração da casa como um todo. Você pode apostar nessa ideia para a sua varanda, para isso procure ter vários puffes coloridos, móveis de materiais diferenciados enfim use a sua criatividade. Muitas empresas têm focado em oferecer peças com um design diferenciado, quem sabe uma mesa decorada como caixa de paçoca era exatamente o que faltava para deixar a sua casa com uma decoração impecável?

Rede

Um item que pode fazer parte da sua decoração da varanda da casa de fazenda é uma boa rede. Deitar e aproveitar para tirar aquele cochilo se balançando na rede pode ser uma opção para quem deseja relaxar das tensões do dia a dia. Até mesmo em decorações mais clássicas podemos incluir uma boa rede, a dica é sempre procurar investir em peças que tenham a ver com a identidade visual do resto da decoração.

Se a sua decoração segue um estilo mais rústico optar por uma rede feita de trabalho manual pode ajudar a sofisticar sem tirar a identidade do espaço. As redes coloridas também funcionam bem, para não tirar o ar de simplicidade procure por uma rede de uma cor que esteja presente em outro item da sua decoração. Para os ambientes mais clássicos opte por redes brancas.

Imagem de Amostra do You Tube

Tamanho da Varanda

O tamanho da área da varanda de uma casa de fazenda é relativo e tem a ver com o uso que se deseja fazer da mesma. Quem deseja um espaço para reunir os amigos deve pensar numa área que se estenda um pouco mais adentro do gramado, pois já pensou no almoço de domingo com muito sol?

Ninguém vai querer ficar torrando então você precisará de espaço para todas as pessoas que deseja convidar. Porém, se você não faz o tipo festeiro e adora o seu gramado pode reduzir um pouco a área que disponibilizará para a varanda. Tudo é uma questão de bom senso e pensar em que tipo de uso você precisa e quer fazer da sua varanda.

Vale a pena ter uma boa ideia a respeito de que maneira a varanda será usada antes de começar a planejar a sua decoração. 

Posts Relacionados

Aproveite para saber mais sobre o exterior de casas na fazenda, a decoração e ambientes. Veja modelos de casa de fazenda com piscina e estilos de construção. Para a área interna, confira as nossas dicas de decoração para casa de fazenda, em estilos como rústico, clássico, moderno, etc.


Categoria(s) do artigo:
Casas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *