Casa de Fazenda

Buscamos um pouco de inspiração no que estão usando os melhores arquitetos para quem está precisando de dicas para decorar uma casa de fazenda. Boas ideias não faltam e não precisa apostar no básico para não errar, sempre abusando do rústico. Dá para soltar a criatividade e associada ao bom gosto, tem um resultado final para lá de incrível.

O ideal é que a decoração da casa de fazenda seja moderna e ao mesmo tempo aconchegante para sair da mesmice. Muita gente quando pensa em casa de fazenda já logo associa a casa do campo e busca fugir de qualquer referência urbana terminando com uma decoração sem graça e já vista tantas vezes.

Você vai ver que bastam dicas simples para se ter uma casa de fazenda moderna, aconchegante e com muita personalidade. Veja as dicas!

Preparando a Decoração da Casa de Fazenda

Vamos começar pensando na atmosfera que se gostaria de chegar com a decoração, a primeira palavra que nos vem em mente é aconchego. E para se chegar a essa sensação, materiais simples são sempre indicados, principalmente, trabalhando com personalidade e criatividade. Dois pontos fundamentais para quem quer sair da mesmice.

Outro ponto importante é esquecer essa “ditadura” de que decoração de casa de fazenda deve ser séria e rústica. Isso é um erro muito comum, são aquelas mesmices de quem não se moderniza.

Alguns materiais são inevitáveis o seu uso na decoração da casa de fazenda, os principais são: tijolos, peças artesanais e madeira. Eles vão dar o tom bucólico, mas sem perder a modernidade nesse tipo de decoração.

Segredos Para Decorar Casa de Fazenda

Truques e segredos sempre ajudam a conquistar melhores resultados, no caso da casa de fazenda, para as pessoas que não gostam de lugares tão “sem graça”, uma dica dos decoradores, para fazer um ambiente moderno, é de usar cores nos ladrilhos. Outro truque bem bacana e que está super na moda é apostar em papéis de parede, eles remetem a um ar bem contemporâneo.

Algumas pessoas, que também querem sair da mesmice podem apostar em objetos coloridos e para equilibrar na decoração, deixar o tom escuro para móveis e piso. É uma forma de manter o aconchego. Claro, não se trata de regra, mas de uma dica, pois no final, o gosto de cada pessoa conta e muito.

Um ambiente só é realmente agradável quando os objetos e as cores estão em equilíbrio, além disso, os móveis também devem estar de acordo, principalmente, com a área do ambiente.

Outra dica bem legal é usar objetos de decoração antigos dando a eles uma pegada moderna. Bem simples, por exemplo, fazer uma pintura nova em um armário antigo. Ao invés de trocar a mesa da cozinha velha, transformá-la trocando os pés por algo diferente, mais moderno. Enfim, tem que usar e abusar da criatividade para brincar com elementos que são fundamentais para se ter um espaço moderno de casa de fazenda.

Os nichos de alvenaria embaixo da pia e os móveis planejados são sempre bem-vindos. No caso do segundo, é importante somente que eles tenham um acabamento que respeite a sua escolha de estilo.

Casa da Fazenda: Detalhes da Decoração

Na casa da fazenda, normalmente, os armários são feitos para guardar aquelas louças que vem passando de geração para geração. Também as panelas e outros utensílios. Mas, as panelas ou outros utensílios também caem muito bem se pendurados em ganchos em plataformas pensadas exatamente para esse fim.

Se você tiver um forno a lenha, ainda melhor, pois ele tem a cara da fazenda. Mesmo que não seja utilizado, deve ter o seu lugar de protagonista.

Mas, os detalhes de uma decoração de casa de fazenda não ficam restritos aos objetos e detalhes, a parte estrutural também é importante. Normalmente, essas casas possuem grandes janelas, que são altas, diferente das habituais da cidade. Se você tiver é uma ótima oportunidade de ter uma linda cortina, mas que de forma alguma, impeça a passagem da luz natural. Cômodos bem iluminados são mais aconchegantes.

Imagem de Amostra do You Tube

Texturas Para Decorar Casa de Fazenda

Falar que o rústico é uma boa opção para decoração de fazenda é chover no molhado. Mas, vale ressaltar o quanto é bacana mesclar tecidos novos com artesanato, como por exemplo, ter detalhes ou elementos em tricot, crochê, as almofadas com bordados especiais. Enfim, trabalhos manuais representam bem uma decoração de casa de fazenda e quando misturados com elementos mais modernos, se encontra o casamento perfeito para um estilo todo novo, todo seu.

Dicas Para Não Errar ao Decorar Casa de Fazenda

  • Se quer mesmo sair da mesmice esqueça o conceito de que tudo na decoração da casa da fazenda deverá lembrar o campo, a fazenda. Que tudo deverá ser rústico.
  • Procure misturar os elementos, o antigo com o moderno, o rústico com o contemporâneo, o delicado com o pesado. Desse equilíbrio que sairá uma decoração totalmente nova e cheia de personalidade.
  • Não tenha medo de sair da mesmice e usar elementos que possam parecer urbano demais. Quando é um entre vários, ele dá um toque de novidade e deixa a decoração bem mais legal, divertida, autoral.
  • A casa de fazenda tem que ser aconchegante, isso é uma regra, assim como acessórios de decoração com cortinas, tapetes, almofadas fazem toda a diferença, o mesmo podemos dizer da iluminação. Lâmpadas diferentes, mas com tecnologia buscando direcionar a iluminação são uma ótima opção para esse tipo de decoração.
Imagem de Amostra do You Tube
  • Um sofá bem confortável e protagonista da sala tem tudo a ver com a casa de fazenda, pense em começar a decoração por esse móvel e os demais farão o complemento. Assim você poderá ter um super sofá.
  • Na cozinha use os utensílios, as panelas e até mesmo os pequenos eletrodomésticos para ajudar na decoração. É um modo de tê-los próximo das mãos e ao mesmo tempo incrementar de forma moderna a decoração da cozinha.
  • Escolha peças, móveis, acessórios decorativos, tudo pensando no tempo em que você tem para se dedicar e colocar tudo em ordem. A boa decoração não é somente aquela que fica tudo perfeito, mas aquela que conseguimos mantê-la sempre com cada coisa no seu lugar.

Posts Relacionados

Aproveite para conferir as nossas dicas de decoração para a área exterior de casas na fazenda. As casas de fazenda com piscina, por exemplo, podem ser decoradas com cadeiras de sol, mesas e cadeiras para área externa, etc. O mesmo vale para casa de fazenda com varanda, já que esse espaço tem tudo a ver com momentos agradáveis entre amigos e familiares e esse tipo de decoração torna o espaço ainda mais aconchegante.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>