Tipos De Fachadas De Casas

Ter uma casa bonita tem lá as suas diversas vantagens e quando falamos em beleza de uma residência, citamos não somente a sua decoração como também a sua aparência por fora também. A arquitetura é uma preocupação aparente cada vez mais, principalmente em casas e apartamentos que estão localizados em condomínios residenciais e que precisam manter o mesmo padrão dos demais.

As fachadas das casas podem ser em diversos tipos diferentes e talvez você não tenham percebido este fato. Elas dizem muito sobre o estilo de uma casa e passa a ser o cartão postal de qualquer endereço. Escolhemos os principais tipos de fachadas para casas e vamos explicá-los de forma que você entenda mais sobre cada um e saiba diferenciá-los sempre que for necessário.

Tipos De Fachadas De Casas

Tipos De Fachadas De Casas

Fachada Simples De Casas Simples

Este é o tipo básico de fachada, como podemos exemplificar. Eles são os tipos mais básicos de fachadas onde o muro da casa é utilizado mais por proteção e modelo do que decorativo. O formato dessas fachadas são básicos, em alturas que podem variar entre as mais baixas e as medianas. Raramente uma fachada simples de casa são apresenta muros extremamente altos.

Fachada Simples De Casas Simples

Fachada Simples De Casas Simples

Fachada De Casa Simples Contemporânea

Essas fachadas já são um pouco diferentes das anteriores. Elas começaram a aparecer a partir da metade do século XX e possuem uma aparência mais limpa e discreta. O formato dessas fachadas geralmente é em linhas retas e lisas, podendo existir alguma em formato mais angulares.  Os muros nesse caso são bem largos, altos e com uma elegância em seu formato.

A principal “mensagem” que deve ser passada por essas fachadas é a ideia de sobriedade e elegância. Jamais utilize cores mais chamativas que possam quebrar essa ideia, dê preferência à cores mais sóbrias e mais leves visualmente falando. O branco, o bege, os tons nudes de amarelo, azul ou qualquer outra com tal semelhança.

Aposte nas janelas mais largas e também com bordas elegantes, caso queira pode também utilizar grades para estas com detalhes ornamentados. Os portões podem ou não existir e se for escolher um destes, siga a mesma ideia de elegância sempre. Evite portões muito abertos e que deixem a sua casa exposta demais.

Este tipo de fachada exigirá que sua casa tenha um telhado embutido, daqueles que qualquer pessoa olhando de fora tenha a impressão de que não há nenhum telhado na residência. Esse tipo de telhado é bem moderno e tanto por estética quanto por segurança eles são bem solícitos no dia de hoje.

Imagem de Amostra do You Tube

Fachada Moderna De Casas Simples

Você pode ter uma casa mais simples e com uma fachada mais elaborada caso deseje. Há quem discorde sobre a combinação ser a perfeita, dando preferência às fachadas simples para esse tipo de casa, mas como citamos no início do nosso texto, as fachadas ajudam muito a deixar a sua casa mais bonita e este caso em específico é um bom exemplo para isso.

As fachadas modernas para casas mais simples seguem basicamente o mesmo conceito das fachadas em estilo contemporâneo. A diferença entre elas é que você já pode usar um pouco das texturizações que são bem eficientes nas construções mais modernas. Aposte também em detalhes com madeira reaproveitada, aço liso ou escovado e materiais vazados, estes com certeza deixarão a sua fachada com uma aparência única.

Ao pensar na fachada moderna ideal para a sua casa, lembre-se de tentar demonstrar a simplicidade com elegância e de certa forma ousadia. Utilizar formas e elementos pouco vistos fará de sua fachada algo diferente e ousado, o que são duas características de obras bem modernas.

Imagem de Amostra do You Tube

Fachada Colonial De Casas Simples

Apesar de serem muito utilizadas também em casas mais modernas, as fachadas coloniais são bem clássicas e mais comuns e construções mais antigas. A ideia passada por esse tipo de fachada é de remeter a ideia da época do Brasil colonial, desde quando os portugueses chegaram por aqui e trouxeram alguns detalhes de suas construções.

Sabemos que a história do nosso país possui referência de diversos países da Europa, mas a nossa maior influência arquitetônica, quando se fala em construções históricas, ainda é dos portugueses por estes serem os nossos descobridores. Hoje em dia ainda existem casas com esse tipo de fachada em diversas cidades portuguesas, mas por aqui já foram bem esquecidas e são encontradas mais em cidades ou localidades que remetem um conceito mais clássico.

Mesmo não estando nessas regiões, você pode ainda utilizar as construções coloniais em sua fachada para deixá-la bem bonita, pois transmite a ideia de elegância e sofisticação. As construções coloniais são o exemplo perfeito de o que é antigo nem sempre é velho ou fora de moda. Caso queira ainda pode mesclar um pouco entre o colonial e o moderno, mas lembre-se de manter a ideia mais retro para que as pessoas identifiquem o estilo da sua fachada.

As cores já são mais alegres, mais vivas, porém você pode ainda optar pelo neutro para dar um ar mais clássico à sua residência.  Os telhados ideais são aqueles feitos de barro, as janelas podem ser redondas e aposte de verdade nas madeiras. Este material sempre nos lembra das construções antigas. É um tipo de facha muito utilizada nos dias de hoje.

Fachada Clássica De Casas Simples

Estas também nos lembram de um tempo e uma cultura passada, mas não vêm de nossos colonizadores. As fachadas clássicas são remetidas à ideia da arquitetura da Grécia e também de Roma em seus tempos mais passados. Elas são bem compostas de frisos, colunas exuberantes e diversos outros detalhes ornamentais principalmente quando estes estão nas grades da varanda e também nos portões.

Por serem fachadas clássicas, você deve atentar-se para o fato de elementos mais modernos. As tendências desse tipo de arquitetura passou bastante de uma época para outra e ainda são muito utilizadas em construções extremamente modernas. Caso você não queira passar a ideia de uma fachada moderna e sim daquelas bem clássicas, que costumamos encontrar em casas mais antigas, evite compor sua fachada com elementos mais contemporâneos, eletrônicos e cores mais vivas. Preze sempre pelo discreto e neutro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>