Dicas Para Decorar a Área Externa da Casa

Decorar a parte externa da casa é tão importante quanto a decoração de interiores. Uma boa parte das pessoas limita-se a ter uma linda sala de estar, de jantar e cozinhas, mas esquece que sua varanda e sua fachada são os primeiros espaços visualizados por visitantes, e, por isso, esses são tão importantes quanto os demais ambientes de uma residência.

Uma boa fachada de casa chama bastante a atenção. Ela deve ser harmônica e não destoar do estilo interno. De alguma forma, todos os cômodos da casa precisam possuir uma conexão, se não for no estilo, que seja ao menos na cor. Alguns decoradores costumam fazer tonalidades variantes entre os ambientes, como jardim verde com flores e sala rosa, para lembrar as flores na área externa. Mesmo que pareça que não, os ambientes de uma casa combinam entre si ou deveriam combinar.

Confira alguns espaços comuns em moradias e como decorar a área externa na sua casa com dicas simples.

Varanda

A varanda corresponde a parte antes de chegar a porta de entrada, por isso ela é comum tanto a apartamentos como em casas maiores que possuem um jardim. Na casa, esta área corresponde a uma pequena extensão entre jardim e porta da sala e pode medir apenas 4 metros quadrados, mas é o que você precisa para mostrar seu charme na decoração.

Uma decoração de varanda simples pode envolver apenas o básico: duas cadeiras, um centro de mesa pequeno e uma boa parede. As cadeiras são uma forma de apreciar a área externa pelos moradores e pode ser bacana como alternativa para receber visitas e descanso. A quantidade de suas cadeiras é apenas uma sugestão, pois há varandas em áreas grandes com uma mesa para quatro cadeiras que viram alternativas para um chá da tarde ou lanche com amigos.

Em uma varanda pequena, capriche nos detalhes como uma bela parede decorada, vasos de plantas e cadeiras com design diferenciado. O inox é um bom material para tais cômodos pela sua durabilidade e ar moderno. As de palha são ótimas para combinar com plantas em vasos.

Você pode ainda disponibilizar uma rede para deixar o ambiente mais aconchegante, sem contar que é uma área aberta e vale a pena investir em espaços para descansar confortavelmente. Ao usar a rede, porém, os objetos ao redor devem seguir um estilo artesanal, com cores claras. A decoração naturalista com plantas combina bem com redes também.

As cores da varanda variam bastante de acordo com o restante da casa e objetos usados. Se o estilo de decoração de interiores seguir o padrão naturalista com móveis de madeira é possível usar no espaço uma parede verde, marrom ou bege. Para as mais modernas, com artigos em inox, use o branco ou cinza grafite, sendo o branco a cor que permite a maior parte de combinações.

Use a sua parede de varanda para ajudar na decoração também. Mimos como quadros, objetos artesanais decorados, rosa dos ventos e vasos pendurados podem ajudar bastante a compor um espaço bacana e bem íntimo, com o jeitinho dos donos da casa.

Jardim

Esta é uma área externa de uma casa (de campo, urbana ou de praia) que não pode deixar de ser aproveitada. O verde sempre é a melhor pedida para o jardim mas não quer dizer a única opção.

Uma forma de jamais errar na decoração de jardim é usar o verde como base e, a partir daí, fazer as combinações. Um gramado sempre é bacana e pode se tornar uma boa área externa para diversão. Ao lado do seu gramado pode haver churrasqueira, mesa para descanso, bancos de cimento e um jardim com flores para iluminar o ambiente.

As plantas para jardim a serem usadas dependem bastante do estilo do dono da casa e dos móveis, bem como seu tempo para manutenção. O ideal é usar plantas de época, que floreiam na primavera, mas se preservam no inverno para ter um tempo maior de manutenção. Caso não tenha tempo e nem como investir em poda, adubagem e regagem, o melhor pode ser apenas um gramado mesmo com regador automático de piso, que custa pouco e é simples de ser mantido. Rosas e flores do campo são sugestões de flores porque precisam de poucos cuidados e alegram o espaço com cores.

Os móveis para jardim costumam ser simples e exigir pouco investimento em dinheiro e com possibilidades infinitas. Há móveis em madeira, inox, ferro, aço, palha, dentre outros. Na escolha leve em consideração a manutenção dos itens e seu clima. Em locais próximos ao mar, um jardim com móveis de ferro não será a melhor escolha pela oxidação que a maresia causa, pois diminui a cor e a vida útil bastante. Em regiões frias e chuvosas, móveis em madeira a céu aberto não são recomendados. No lugar, coloque bancos em concreto como os de praça que suportam vem chuva e sol sem danos.

Móveis em madeira para uma decoração de jardim são sempre uma boa pedida, desde que seu clima permita ou seja em uma área coberta. Uma sugestão pode ser a construção de um pequeno quiosque coberto na área externa com cobertura com uma mesa e algumas cadeiras ou banquinhos ao estilo praça. Essa pode ser sua área de diversão para churrascos e festas e estará protegendo os móveis e seus convidados.

Quintal

Há modelos de residências que não possuem uma larga área externa, mas compensam em um belo quintal na parte de traz da casa. O dono possui a opção de transformar em uma bela área de lazer. Pode instalar uma churrasqueira de pedras e colocar ainda bancos, cadeiras ou uma piscina, vale a sua ideia e espaço disponível e sua disposição para investir.

O bacana do quintal na parte de traz é que é mais discreto e a piscina se torna a melhor opção. Deixando a área externa com grama, você pode usar uma piscina inflável mediana para adultos e crianças ou ainda construir uma mesma. Lembrando que a construção de uma piscina envolve diversos pontos, como terreno apropriado, sistema hidráulico adaptado e nem todos os terrenos permitem tal mudança. É preciso a avaliação de um profissional competente.

Posts Relacionados

Veja dicas de como escolher plantas para área externa para compor o seu jardim e a sua varanda. Saiba mais sobre a opção de ter uma varanda integrada com a sua sala. Aproveite para conferir dicas de decoração rústica para varanda e dê um toque especial na sua decoração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Área Externa

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *