Casas com Terraços

Casas com Terraço

Nos dias de hoje é muito comum que as pessoas desejem moradias que contem com espaços para a realização de churrascos ou outros pequenos eventos, e que ele possa ser decorado com redes, poltronas e outras coisas bem confortáveis. Além disso, possuircasa própria e do jeitinho que atenda todas as necessidades de uma família é um sonho de qualquer um, ainda mais se houver um espaço destinado ao lazer e a recepção de amigos e pessoas queridas, que é como funciona o terraço das casas.

Muitos corretores de imóveis utilizam a presença desse espaço como um diferencial e um chamativo para que as pessoas se interessem, frisando muito o fato da existência desses locais, exaltando a vista que ele pode proporcionar, entre outras coisas, o que faz com que esse fator se torne decisivo para a decisão de uma pessoa realizar ou não a compra.

Porém, para se pensar em um projeto ou idealizar a compra da casa desejada, é importante entender as diferenças entre as denominações dos ambientes, como terraço, varanda, sacada, edículas, entre outras, e assim, poder realizar uma escolha consciente e que de fato atenda as expectativas.

Varandas

A varanda é um espaço livre da casa, onde é possível colocar uma decoração e itens que combinem diretamente com os moradores. É possível colocar plantas e flores, cadeiras e/ou churrasqueiras. De maneira geral ela é coberta e nos casos de apartamentos elas geralmente podem ter tamanhos reduzidos, dependendo do tamanho disponível.

Atualmente estão em altas varandas com estilos “gourmet”, e elas ganham o título de extensão da casa, pois na maioria das vezes elas funcionam como uma continuação de um cômodo, como uma sala ou uma cozinha. No caso de extensão da cozinha, as varandas gourmets contam com fornos, bar, churrasqueira e cooktops.

De modo geral as varandas são cercadas, seja por vidros, grades ou ainda muros de alvenaria, e se localizam na frente das casas, ou no caso dos apartamentos, ligadas juntamente a cômodos de entrada.

Varanda com Vista Para o Corcovado

Varanda com Vista Para o Corcovado

Sacada

As sacadas comumente estão ligadas a janelas ou a portas, e também podem ser conhecidas como “balcão”. O efeito que as sacadas oferecem é tridimensional, ou seja, ela salta do alinhamento esperado para a parede. Nos apartamentos, as sacadas dão a impressão de que elas não fazem parte do edifício, quase que “pulando” para fora.

Elas podem ser localizadas tanto na parte frontal quanto traseira das casas, dependendo apenas da existência das janelas ou portas. O seu tamanho depende totalmente do tamanho das mesmas, para que a abertura fique possível. As sacadas mais comuns não possuem um espaço útil muito grande, mas em alguns casos elas podem abrigar muitas coisas, como móveis, poltronas, etc.

Sacada

Sacada

Terraço

Os terraços – que são o foco desse artigo – são espaços bastante aconchegantes e belos, e que ficam na parte de cima das casas e dos apartamentos. Diferentemente das varandas e das sacadas, que já foram apresentadas, o terraço se localiza na parte superior da construção. A decoração do terraço é muito versátil, e pode ser feita da maneira que o morador prefira, podendo contar com itens mais uteis ou ainda mais aconchegantes.

Para a boa construção de um terraço, é de extrema importância que se impermeabilize muito bem o teto, antes de se iniciar qualquer instalação, ainda mais se existe a vontade de se montar coisas que envolvam água, como jardins e piscinas. É normal que o preço dos apartamentos com terraço sejam bem mais caros que os tradicionais, porém o bom aproveitamento do espaço e a bela vista podem compensar facilmente o investimento.

Terraço em Madeira

Terraço em Madeira

Coisas Importantes Sobre Casas com Terraço

Já sabendo exatamente o que é um terraço e suas características, aqui serão apresentadas algumas dicas para pessoas que desejam ter uma casa com terraço e aproveitá-la da melhor maneira possível.

A primeira das coisas já foi falada, mas vale a pena enfatizar ainda mais é sobre a impermeabilização do ambiente. A infiltração no terraço pode trazer muita dor de cabeça, mas apenas uma impermeabilização bem feita pode solucionar. Usar materiais de qualidade e apropriado de fato para o ambiente é imprescindível. O cuidado precisa ser ainda maior caso a área seja totalmente aberta e conseqüentemente exposta ao tempo.

A decoração do terraço pode fazer com que ele seja um ambiente muito versátil, já que valorizado ele já é de qualquer maneira. Pode-se criar um clima de descanso e relaxamento, ou torná-lo um ambiente gourmet, um salão para festas, um jardim, ou o que for mais interessante para os moradores e que combinar com a personalidade dos mesmos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Área Externa

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *