Varanda De Apartamento Com Jardim

O apartamento é um pequeno lar que enquanto para alguns é mais que o suficiente, para outros parece uma tortura, afinal pessoas que sentem a necessidade de espaço sofrem mais com estes pequenos lares

Espaço para decorar as paredes, estantes, criar animais de estimação, receber visitas e hóspedes, caminhar livremente, deixar as crianças correrem sem imposições, ficar na sombra da árvore do quintal e ir ao jardim pegar um ar. Espaços essenciais para o bom estado de espírito de qualquer ser humano.

Varanda De Apartamento Com Jardim

Varanda De Apartamento Com Jardim

É certo que muitos condomínios atuais estão preocupados com a necessidade dos moradores de ter espaço. Normalmente eles dispõem de áreas de lazer, onde elas podem ser compensadas, pelo menos artificialmente, pela ausência dos ambientes que não possuem dentro dos seus pequenos metros quadrados disponíveis.

Mas mesmo com a iniciativa, as áreas de lazer não possuem o mesmo sentimento de privacidade para o morador que é de ter entre outras coisas o próprio jardim. Por serem áreas coletivas jamais substituíram com eficácia o prazer do morador em poder pisar em uma grama de verdade, flores dos diversos tipos que ele mesmo escolheu, receber a visita do sol e ter um local onde os pássaros cantam e pousam nas plantas sem convite algum. Nada preenche a vontade de ter um lugar perto da natureza pra chamar de seu;

Monte Um Jardim Na Sua Varanda

Mas nem tudo está perdido para os amantes da natureza que residem em condomínios, a seguir sugerimos algumas dicas de como montar um pequeno jardim em uma varanda de apartamento.

Para montar um ambiente agradável e familiar dentro do seu apartamento você vai precisar de:

  • Desocupar a varanda para você fazer as futuras alterações, principalmente se o espaço precisar de reparos como a tintura. E por falar na pintura de parede prefira tons neutros, para que as flores, e o verde das plantas na redecoração possa ser o que vai chamar mais atenção no seu pequeno e lindo jardim.
  •  Em uma loja de móveis, decoração, jardinagem ou pedindo a um marceneiro você encomenda um sofá de madeira, de pelo menos 3 lugares, que você deve levar para varanda e colocar  no canto, próximo a alguma parede onde  ainda assimele seja notável, porem que não ocupe tanto espaço como quando se estivesse no meio da varanda, bem no centro.Você pode colocar sobre esse sofá uma manta mais colorida e preenche-lo com almofadas.
  • Respeitando uma pequena distancia do sofá, coloque na frente dele uma mesa de centro com base de vidro onde você poderá colocar revistas, vasos de decoração e outros elementos que lhe agradem.
  • Embaixo da mesa, onde não atrapalhe ninguém, você pode colocar uma tampa de madeira ou algo improvisado,  de modo que através do vidro nós possamos ver o que há embaixo da mesa. No caso veremos essa tampa cheia de pedras com bordas arredondadas, como aquelas que encontramos juntos aos búzios e conchas nas areias das praias. Mas para não ficar estranho é necessário que essa tampa, que servirá de prato para as pedras, possua as mesmas medidas da mesa de centro, sem ter margem de sobra e nem ficando frouxa e sim encaixando perfeitamente entre as pernas da mesa.
  • Caso ainda haja espaço na varanda coloque dois pufes ou poltronas que combinem com o sofá, mas apenas se ainda houver espaço. Caso contrário, evite sobrecarregar o local e torna-lo intransitável.
  • Escolha outra parede para você decorar com plantas e mimos de gesso típicos de jardim (borboletas, flores, sapos, cogumelos e outros desenhos são bem vindos para ilustrar as paredes).

Nessa mesma parede você pode espalhar algumas estantes suspensas aleatoriamente e colocar sobre elas outros vasos coloridos de preferência com plantas delicadas e espaçosas que excedam os limites do vaso.

Se preferir ao invés disso, monte uma parede cheia de pequenos e iguais vasos e sacos de planta, respeitando os espaçamentos e alinhando tudo vai ficar muito interessante.

  • Já na  parte de baixo dessa parede que está cheia de decoração, você pode colocar vasos grandes no chão e bem  juntos a parede como se ainda fizessem parte da decoração dela.

Será interessante se você mantiver um único tamanho e os vasos um ao lado do outro, tendo a liberdade de variar na diversidade de modelos e cores dos vasos.

  • No chão, ao lado do banco de madeira ou ainda nos encontros de duas paredes você poderá colocar um arranjo floral enorme e lindo! E mais, se for do seu gosto, permita que uma planta trepadeira preencha as grades da sua varanda.

Para finalizar com chave de ouro, você pode ainda improvisar umas luminárias de parede, ou de teto que simulem as de jardim.

Não se esqueça de marcar a entrada de acesso a varanda, onde você pode colocar na porta um sino de vento.

Plantas Naturais Ou Artificiais?

Sabemos que em apartamento tudo é mais difícil, e que regar, limpar, podar as plantas é um imenso sacrifício, por isso comprar plantas artificiais parece mais fácil.

Mas é gratificante ter um jardim natural em casa para curtir, e não apenas um artificial para dizer que tem um jardim e nada mais!

As plantas naturais trazem vida ao ambiente, tanto no quesito de decoração quanto no de saúde. Onde proporcionam o bem estar.

Plantas Naturais Ou Artificiais?

Plantas Naturais Ou Artificiais?

Nelas há propriedades físicas e químicas que proporcionam ao ambiente vantagens tais como a renovação do ar, através do processo de fotossíntese.

Elas também são nossas protetoras, absorvendo os gases  prejudiciais transformando-os em nutrientes.

Conta-se que um paciente em contato com a natureza, podendo ver a luz do dia, sentir o vento, o cheiro das plantas, ouvir os sons dos animais, consegue se recuperar mais  rápido que um em estado de isolamento.

Por isso vale a pena investir em um jardim natural, na varanda do seu apartamento.

Portanto, depois de ver todas essas dicas, arregace as mangas, coloque as mãos na terra e procure fazer a varanda de apartamento mais linda que existe no mundo. Lembre-se ao dar seu toque especial, tudo fica mais bonito. Não se esqueça de fazer as pesquisas de plantas indicadas e se seu prédio tem alguma restrição. De resto é só contemplar a beleza.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Apartamentos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *